Dicas

Pneu furado: como trocar por sobresselente ou usar o kit

01 outubro 2019
Homem a trocar um pneu furado

Algumas marcas de automóveis optam por um pneu sobresselente de dimensões reduzidas ou por um kit de reparação. Veja como trocar o pneu e utilizar o kit.
Nalguns casos, o pneu sobresselente é apresentado como opcional, de dimensão igual ou inferior. Algumas marcas, para oferecer mais espaço na bagageira, incluem apenas um kit para reparar furos.

O pneu de menor dimensão permite continuar a viagem, com um limite de velocidade de cerca de 80 km/h, e por um período que não deve exceder o indispensável para se deslocar a uma oficina e reparar o pneu original.

O kit é uma solução prática para quem não quer sujeitar-se ao trabalho manual. É composto por uma embalagem de líquido vedante e por um compressor para encher o pneu. Dentro de certos limites, pequenos danos causados por pregos ou outros objetos cortantes (a causa da maioria dos furos) podem ser selados temporariamente e o pneu novamente enchido com ar.

Pneu sobresselente ou pneu selado com kit são soluções temporárias. Não se esqueça de ir à oficina para reparar ou substituir o pneu furado e munir-se de um novo kit, se for o caso do seu carro.