Dicas

Kit de emergência para pneus furados

01 outubro 2019
Triângulo de perigo na estrada com mulher ao fundo a trocar pneu furado

Um kit de reparação de pneus pode ser o suficiente no caso de um pequeno furo. É uma solução provisória, para seguir viagem a baixa velocidade e se a oficina ficar a uma distância de 20 quilómetros.

As soluções para reparar um pneu furado são fáceis de encontrar nas lojas ou secções de artigos de automóveis e na internet. Bombas anti-punção, kits com compressor ou kits de reparação de furo (que combinam sistema de reparação com botija de ar comprimido ou compressor) são algumas das opções.

Kit para furos até 5 mm

 No caso de um pequeno furo, com um máximo de 5 mm de diâmetro, os kits de reparação são uma solução a utilizar até chegar à oficina. Deve é conduzir a baixa velocidade (entre os 50 e 80 km/h) e nunca por mais de 20 km. Se o furo tem mais de 5 mm, há rasgões e danos na parte lateral dos pneus, o kit de reparação não será suficiente. O melhor é tirar o macaco para mudar o pneu ou chamar a assistência em viagem.

Os vários tipos de kits

Existem vários tipos de kits para reparação de pneus. Indicamos-lhe as opções disponíveis.

Solução low-cost: a bomba

Encontram-se bombas anti furo por menos de € 10. Com esta solução, retira-se primeiro o objeto que perfurou o pneu e, se possível, deixa-se o ar sair. De seguida, fixa-se a mangueira da bomba na válvula e esvazia-se o conteúdo da bomba no pneu, que repara e enche instantaneamente. O pneu vai ter a pressão suficiente para percorrer a distância recomendada (até 20 km). Como é possível que escape alguma espuma da bomba, por segurança, use luvas para evitar irritações na pele.

O kit com compressor

É uma alternativa à bomba, composta de uma garrafa com o líquido vedante e um compressor. O recipiente liga-se à válvula do pneu e o compressor ao isqueiro do carro. Ao ligar a ignição, o compressor liga-se e o kit faz o trabalho até que o pneu atinja a pressão normal. Uma vez utilizado este kit, só vai precisar de comprar uma nova garrafa de vedante. O compressor pode continuar a ser utilizado, não só para situações semelhantes como para encher um colchão de ar ou uma bola de futebol. Há kits com compressor a vários preços: os mais baratos rondam os € 15 e os de preço médio estão na casa dos 45 euros.

Mais profissional: o kit reparador de pneus

Se tem mão para a bricolage pode optar por um kit “profissional”, neste caso, para pneus sem câmara de ar. É uma boa aposta, mas vai exigir mais força e destreza. Comece por retirar o pneu e o prego ou objeto que causou o furo. Com a broca, arredonde a perfuração e, de seguida, introduza o remendo que vem com o kit. Corte o que resta e encha o pneu com o spray de ar comprimido próprio para pneus ou com o compressor. À partida, esta é uma das formas de reparação de pneus do seu mecânico, mas neste caso a reparação é de fora para dentro. Encontra os kits reparadores a partir de € 14,99, mas este valor pode facilmente duplicar, dependendo da marca ou qualidade que encontrar.

Se tiver um furo, não se esqueça das medidas de segurança. Encoste na berma, o mais afastado possível da estrada, coloque o triângulo, vista o colete refletor e use o seu kit de reparação se for um furo pequeno. Se não for ou se o pneu estiver rasgado e danificado, não hesite em chamar a assistência em viagem, se o seu seguro tiver essa cobertura. Independentemente da solução que tenha encontrado para reparar os seus pneus em caso de furo, é aconselhável que o seu seguro automóvel ofereça uma assistência em viagem que cubra este infortúnio.