Dicas

Como identificar os sinais de desgaste dos pneus

26 dezembro 2019
mão a apontar para desgaste na borracha do pneu

Saiba como identificar o problema e saber agir sem deslocações desnecessárias à oficina. No exame aos pneus, inspecione o piso e os flancos laterais.

Os pneus são o único ponto de contacto com a estrada. Mantê-los em bom estado e com a pressão correta ajuda a poupar o carro e combustível, além de reforçar a segurança. Mude os pneus quando a altura dos sulcos for inferior a 1,6 mm, o mínimo exigido. Abaixo deste nível, viola a lei.

Cortes, bolhas ou zonas de desgaste: nada pode escapar. Ajudamos a detetar os sinais de desgaste nos pneus e indicamos a melhor solução.


 
Pneu em bom estado.
  

Se mantiver os pneus com a pressão correta e bem equilibrados, evita um maior desgaste de alguns componentes e reforça a segurança ao volante.

Sinais de perigo nos pneus

 

 
Pneu com desgaste acentuado na faixa central.
 

O motivo de desgaste na faixa central é a pressão excessiva do pneu. Solução: regular a pressão para o valor recomendado. Veja o livro de instruções ou o autocolante na porta do condutor.

 

 
Pneu com desgaste evidente nas faixas laterais.
Se há desgaste nas faixas laterais, o pneu não tem pressão suficiente. Regule a pressão para o valor recomendado. 

 

 

 
O desgaste é apenas visível num dos lados do pneu.

 

 Na situação acima, há um alinhamento incorreto da direção. Deve corrigir o alinhamento na oficina.

 
Pneu com desgaste irregular em zonas delimitadas.
 
 

Quando o desgaste é irregular em zonas delimitadas, há uma equilibragem incorreta dos pneus. Leve o automóvel à oficina para equilibrar os pneus.

Se ainda não tem conta no site, clique no botão abaixo para se registar e conhecer todas as vantagens.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade. Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva em qualquer momento.

 

Junte-se a nós