Como testamos

Pneus 185/60 R14: como testamos

17 maio 2016
Conheça os parâmetros analisados no nosso teste a pneus 185-60-r14.

17 maio 2016
Segurança, conforto a bordo e durabilidade são as principais qualidades que um pneu deve possuir. Testamos a aceleração e travagem os pneus 185/60 R14 em piso seco e molhado e analisamos aspetos como a resistência e o consumo. Conheça todos parâmetros de teste.
Um pneu de qualidade deve garantir a máxima segurança e o conforto da viatura. Pretende-se também que dure o máximo possível. O equilíbrio entre os dois fatores faz o pneu ideal.

Piso seco

Analisamos o desempenho em estrada seca e em curvas, a reação à aceleração ou à mudança de piso e as distâncias de travagem.

Piso molhado

Sob chuva intensa, verificamos o desempenho dos pneus durante as travagens e curvas e em hidroplanagem (quando desliza, devido a excesso de água na estrada) nas retas e nas curvas.

Duração ou tempo de vida

Em laboratório e em condições reais, medimos a quilometragem média a partir da qual se atinge o limite de 1,6 mm de profundidade do piso do pneu. Os números obtidos têm sobretudo um valor comparativo.

Ruído

O barulho resultante do rolamento de um pneu sobre o asfalto pode ser bastante incomodativo. Avaliámos esse ruído a 20 km/h e a 80 km/h, no exterior e no interior do automóvel.

Consumo

A resistência ao rolamento influencia diretamente o consumo, medido com três velocidades diferentes: 80, 100 e 130 km por hora.

Substâncias nocivas

Medimos a quantidade de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), substâncias cancerígenas que compõem os pneus.

Alta velocidade

O índice de velocidade comprova a capacidade de resistência do pneu face às exigências da condução. Para verificar se correspondem às expectativas, medimos a velocidade à qual um pneu novo rebenta.

 

Peso dos critérios do teste na avaliação

Desempenho em piso molhado

Desempenho em piso seco

Durabilidade

Consumo

Ruído