Principais características
Cada carro é homologado para circular com um pneu de uma certa medida, à qual corresponde um dado peso e uma velocidade máxima. Escolher bem os pneus e mantê-los em bom estado são aspetos importantes que ajudam a reduzir o consumo do veículo, melhoram a segurança na condução e previnem problemas.
Periodicamente, verifique o estado dos pneus e a profundidade do rasto. Se o pneu apresentar desgaste irregular da borracha ou esta tiver um relevo inferior a 1,6 milímetros, significa que deve ser trocado. Caso tenha de comprar pneus novos, troque os dois pneus do mesmo eixo ao mesmo tempo.
As principais características dos pneus apresentam-se em códigos de identificação que se podem ler, em relevo, na parte lateral do pneu. Por exemplo, o que significam as inscrições 205/55R16 89V Tubeless E4 T0220 num pneu?
- 205: largura do pneu em milímetros.
- 55: relação, expressa em %, entre a altura e a largura do pneu. Quanto menor esse valor, maior o aspeto desportivo do pneu: largo e com laterais menos altas.
- R: indica que o pneu é radial. Todos os pneus de carros atuais são radiais.
- 16: diâmetro externo do aro, expresso em polegadas (neste caso, 16 x 2,54 cm = 40,64 cm).
- 89: índice de carga. O pneu com índice 82 suporta uma carga de 580 kg. Ou seja, o carro, os ocupantes e a carga juntos podem pesar 2320 kg com estes pneus.
- V: índice de velocidade, que se refere à velocidade máxima permitida do veículo: T: 190 km/h, H: 210 km/h, V: 240 km/h. Se o automóvel estiver homologado para uma velocidade máxima de 220 km/h, deve estar equipado com pneus de índice V e não pode circular com pneus de índice H, mesmo que o condutor não pretenda atingir esta velocidade. Na ficha técnica de inspeção da sua viatura pode verificar quais são os pneus que deve montar.
- Tubeless: o pneu não possui câmara de ar.
- E4: o pneu cumpre as normas europeias.
- T0220: código do ponto, que indica a data de fabrico do pneu: 02 é a semana de fabrico (segunda semana do ano); 20 é o ano de fabrico (2020).
O mercado de pneus tem variações de preço muito altas. É aconselhável consultar os preços em várias lojas antes de decidir onde trocar os pneus. Lembre-se de que, ao custo do pneu em si, deverá juntar os serviços de válvula, montagem e calibragem, necessários em qualquer troca de pneus.
Todos os carros estão autorizados a circular com os pneus que constam na ficha técnica de inspeção do veículo, bem como com outros pneus denominados “equivalentes”. Estes têm dimensões e características muito semelhantes às do pneu homologado e podem ser mais baratos.