Primeiras impressões

R&GO do Renault Twingo: o GPS não tem de ser um luxo

30 dezembro 2014

30 dezembro 2014

O R&GO da Renault é uma inovação gratuita muito prática e interessante. Depois de vencer a guerra dos sistemas integrados de GPS nos automóveis, a Renault voltar a dar cartas nas tecnologias ao volante.

O nosso veredicto

O R&GO é uma solução muito interessante que permite aos utilizadores usufruir de um sistema único. É previsível que outras marcas sigam esta estratégia. Por exemplo, o novo Smart – feito em parceria com o Renault Twingo – recorre a uma solução semelhante. Os modelos mais equipados integram o sistema de navegação SmartMedia (desenvolvido pela TomTom), mas a versão de base fornece um sistema similar ao R&GO. Na marca alemã, designa-se por smart cross connect app.

Navegação
Já experimentámos a aplicação de navegação CoPilot. Recebe uns notáveis 71% e 70% de qualidade global para iOS e Android, respetivamente. É a Melhor do Teste na última plataforma. As instruções vocais revelam bom nível. A navegação a partir do ecrã é boa, com instruções visuais razoáveis em cidade. A aplicação é muita rápida a calcular percursos, apesar de a velocidade diminuir um pouco ao recalcular. Rápida a iniciar, mas é mediana a localizar os satélites.

Com um desempenho razoável, a navegação é fácil de utilizar.
Com um desempenho razoável, a navegação é fácil de utilizar.
Boas instruções visuais em autoestrada.
Boas instruções visuais em autoestrada.

Função telefone
Além de funcionar como kit de mãos-livres, o R&GO permite consultar o calendário e através da verbalização de texto (text-to-speach) ouvir as mensagens, narradas pela assistente virtual. Único apontamento negativo: fala português do Brasil.

O R&GO funciona como kit de mãos-livres: pode fazer chamadas pelos altifalantes do carro.
O R&GO funciona como kit de mãos-livres: pode fazer chamadas pelos altifalantes do carro.
Computador de bordo e rádio
O computador de bordo, função essencial até nos carros low-cost, é transferido para o smartphone. A Renault poupa um componente e o consumidor, com um smartphone à altura, consulta a informação num ecrã bem mais apelativo e dinâmico do que o tímido ecrã monocromático (prática comum). Exibe por exemplo o consumo (instantâneo e médio), a autonomia, a velocidade instantânea e a distância da última viagem. A função Driving Eco2 desafia o condutor a seguir uma condução mais ecológica, indicando o momento certo para mudar a velocidade.
Supertelemóvel com funções de computador de bordo.
Supertelemóvel com funções de computador de bordo.
Recebe pontuação para comparar com viagens anteriores ou outros fãs da condução verde.
Recebe pontuação para comparar com viagens anteriores ou outros fãs da condução verde.
Pode reproduzir músicas do smartphone ou através de outro dispositivo USB.
Pode reproduzir músicas do smartphone ou através de outro dispositivo USB.
O rádio é independente do smartphone. Mas com os dois em ação acrescenta rádios online às ondas hertzianas das nacionais.
O rádio é independente do smartphone. Mas com os dois em ação acrescenta rádios online às ondas hertzianas das nacionais.
O R&GO não está limitado aos donos de carros da marca do diamante. Qualquer consumidor, mesmo sem os novos modelos da Renault, pode descarregar e instalar a aplicação (Android e iOS). O único trunfo indisponível é o computador de bordo. Durante um ano, usufrui sem custos do CoPilot, uma excelente app de navegação. Poupa € 25 e € 26, o preço da ALK CoPilot Premium Iberia para iPhone ou Android, respetivamente. Beneficia do leitor de música e do kit mãos-livres.