R&GO do Renault Twingo: o GPS não tem de ser um luxo

O R&GO da Renault é uma inovação gratuita muito prática e interessante. Depois de vencer a guerra dos sistemas integrados de GPS nos automóveis, a Renault voltar a dar cartas nas tecnologias ao volante.
O nosso veredicto
O R&GO é uma solução muito interessante que permite aos utilizadores usufruir de um sistema único. É previsível que outras marcas sigam esta estratégia. Por exemplo, o novo Smart – feito em parceria com o Renault Twingo – recorre a uma solução semelhante. Os modelos mais equipados integram o sistema de navegação SmartMedia (desenvolvido pela TomTom), mas a versão de base fornece um sistema similar ao R&GO. Na marca alemã, designa-se por smart cross connect app.
Navegação
Já experimentámos a aplicação de navegação CoPilot. Recebe uns notáveis 71% e 70% de qualidade global para iOS e Android, respetivamente. É a Melhor do Teste na última plataforma. As instruções vocais revelam bom nível. A navegação a partir do ecrã é boa, com instruções visuais razoáveis em cidade. A aplicação é muita rápida a calcular percursos, apesar de a velocidade diminuir um pouco ao recalcular. Rápida a iniciar, mas é mediana a localizar os satélites.


Função telefone
Além de funcionar como kit de mãos-livres, o R&GO permite consultar o calendário e através da verbalização de texto (text-to-speach) ouvir as mensagens, narradas pela assistente virtual. Único apontamento negativo: fala português do Brasil.

O computador de bordo, função essencial até nos carros low-cost, é transferido para o smartphone. A Renault poupa um componente e o consumidor, com um smartphone à altura, consulta a informação num ecrã bem mais apelativo e dinâmico do que o tímido ecrã monocromático (prática comum). Exibe por exemplo o consumo (instantâneo e médio), a autonomia, a velocidade instantânea e a distância da última viagem. A função Driving Eco2 desafia o condutor a seguir uma condução mais ecológica, indicando o momento certo para mudar a velocidade.




Exclusivo Simpatizantes
Para continuar a ler, basta entrar no site ou criar uma conta (disponível para subscritores e não-subscritores).