Primeiras impressões

Pioneer NavGate Head-Up Display: não desperdice mais de 750 euros

31 janeiro 2014 Arquivado

Arquivado

O Pioneer NavGate HUD promete uma condução mais intuitiva e com a concentração em alta. Mas é difícil de instalar, pouco prático e custa desde € 755, com aplicação e licença.

Realidade aumentada

Um HUD exibe informação do aparelho de navegação num ecrã translúcido ou por projeção no para-brisas. A Garmin já explorou o conceito e algumas marcas de automóveis (Peugeot e BMW, por exemplo) apresentam esta solução como um extra para alguns dos seus modelos mais populares.

O HUD recorre à tecnologia da realidade aumentada para apresentar informação e instruções ao condutor. O objetivo é garantir que o condutor mantém os olhos na estrada. Com um GPS clássico ou uma aplicação no telemóvel, precisa de desviar o olhar da estrada, para observar o ecrã.

A informação de navegação é projetada no para-brisas.
A informação de navegação é projetada no para-brisas.
A experiência inicial pode ser muito confusa.
A experiência inicial pode ser muito confusa.
Os mapas de navegação são uma das áreas mais relevantes para explorar a tecnologia da realidade aumentada. Vimos e testámos os primeiros sinais de vida na Route 66, uma aplicação que recorre à câmara do smartphone para mostrar a estrada em conjunto com um carro virtual (numa faixa virtual) que o condutor deve seguir.