Notícias

Navegue de borla e sem ligação de dados com a app Here

02 setembro 2015 Arquivado

02 setembro 2015 Arquivado

A app Here, da Nokia, é gratuita e pode conduzir em qualquer lugar do mundo sem ligação de dados. Basta ter um smartphone, mas com muita memória disponível.

Início

Numa altura em que se contam os tostões, quem não está interessado num bom sistema de navegação, que permite conduzir no mundo inteiro sem ligação de dados? É o que oferece a app Here, da Nokia. É gratuita e está disponível para Android, iOS e Windows Phone. 

Testámos a solução e ficámos surpreendidos com o bom desempenho geral. Alcança o patamar de boa qualidade no iOS e no Android - embora o comportamento seja melhor neste último. A qualidade da versão para o Windows Phone é aceitável.

Consulte o nosso teste a GPS se estiver a pensar investir num companheiro de estrada. Até entre as nossas Escolhas Acertadas as diferenças de preços são significativas, podendo ultrapassar os 70 euros.

Sem ligação de dados
A app Here permite descarregar os mapas do mundo inteiro para a memória do smartphone, para que no estrangeiro seja possível navegar sem ligação de dados. Os mapas têm bastante detalhe, já que são baseados nos antigos mapas da Navteq. O inconveniente é que pode encher a memória disponível que, em muitos equipamentos, pode ser insuficiente. 

Eficiente a procurar endereços e com um interface, no geral, bastante simples, a aplicação foi criada para facilitar a navegação e o manuseamento, mesmo quando o smartphone está afixado no suporte do para-brisas. 

Inclui a tecnologia text-to-speech, que funciona bem, já que as instruções são dadas atempadamente. Porém, nalgumas situações, notámos um certo excesso de informação. Por exemplo, em cidade, dá demasiadas instruções para a mesma manobra.

A app não permite introduzir bloqueios de estrada. Além disso, nalgumas versões, a procura de pontos de interesse não está dividida em categorias e não permite gerar percursos com múltiplos destinos. O assistente de mudança de faixa também está em falta.