Notícias

Navegue com o Google Maps offline e poupe dados móveis

07 janeiro 2016
Um truque para usar o GPS do Google Maps no telemóvel sem gastar dados móveis.

07 janeiro 2016

O Google Maps permite a navegação sem ligação à Net: traça percursos e dá orientações, como se estivesse em modo online. Está disponível para dispositivos Android e iOS. Mas os mapas têm de ser atualizados todos os meses.

Início

A recente atualização do Google Maps permite usar muitas das opções online em modo offline. É prático para poupar dados móveis, principalmente se estiver fora do País. Antes da viagem, basta descarregar para o telemóvel o mapa da área que vai visitar. Definir um percurso ou obter indicações tornam-se tarefas fáceis, que dispensam os dados móveis.

A anterior versão do Google Maps já permitia descarregar mapas. A novidade é que, agora, podem ser maiores: até 1,5 gigabytes (GB) por mapa. Antes, o máximo eram 24 megabytes (MB). Se viajar pela Europa, terá de fazer o download de vários mapas. Não se preocupe: a aplicação é inteligente o suficiente para sobrepor todos e calcular os percursos com base no cruzamento das informações. 

No entanto, isso implica ocupar muito espaço do telemóvel. Caso faça longas viagens e precise de muitos mapas, considere usar outra app de navegação offline, como o Nokia Here ou o TomTom Go.

No nosso teste a GPS, saiba como poupar € 68 em aparelhos de navegação. Caso prefira as aplicações, a poupança pode chegar aos 89 euros.

O Google Maps offline é particularmente prático quando a receção da rede é fraca em modo online. Nesses casos, a aplicação muda automaticamente para o modo offline. Quando a rede estabiliza, a app passa novamente a funcionar com ligação à Net.


Imprimir Enviar por e-mail