Notícias

GPS: instalar o assistente em viagem

05 julho 2013 Arquivado

05 julho 2013 Arquivado

Alguns aparelhos oferecem funções como leitor de MP3 e kit mãos-livres por bluetooth, além da navegação. Antes de se fazer à estrada, veja o nosso vídeo e não se perca na instalação. 

Os sistemas GPS (ou Global Positioning System) utilizam uma rede de 24 satélites, em órbita terrestre. Para calcular a sua posição, o recetor tem de captar, no mínimo, o sinal de três satélites. Um minuto é, no máximo, o tempo que o aparelho leva a captar o sinal. Se estiver sem funcionar durante alguns dias, pode demorar mais tempo.

A precisão depende do local. Os sinais podem ser bloqueados, por exemplo, se passar numa estrada rodeada de prédios altos. Ao contrário, se entrar num túnel por breves instantes, bastam alguns segundos para o aparelho reencontrar a posição.

No início, pode selecionar “pontos de interesse” como destinos (restaurantes e estações de serviço, por exemplo) ou pedir para aparecerem no mapa, ao longo do percurso. Tenha em atenção que as indicações podem ir contra as regras do trânsito local. Não desvie o olhar da estrada para o ecrã. Seguindo as instruções vocais, é possível fazer o trajeto, confirmando apenas e de forma rápida se está a seguir a rota.

Alguns modelos permitem atender o telemóvel (desde que tenha bluetooth), com o kit mãos-livres. Em alguns casos, pode utilizar o leitor de MP3 em simultâneo com a navegação.


Imprimir Enviar por e-mail