Notícias

Assistente de mudança de faixa de rodagem

03 julho 2012 Arquivado

03 julho 2012 Arquivado

Cada vez mais comum nos GPS, o assistente de mudança de faixa de rodagem consiste numa animação - estática ou dinâmica - que surge no ecrã quando o condutor tem de mudar de faixa.

Nos últimos anos, temos assistido a um acréscimo significativo de informações nos visores dos GPS, o que reforça o realismo dos gráficos e facilitar a sua interpretação. O assistente de mudança de faixa de rodagem é um exemplo disso. Contribui para a segurança rodoviária ao alertar atempadamente o condutor para a manobra seguinte.

Esta animação pode ocupar a totalidade ou apenas parte do ecrã. Exploramos algumas soluções das marcas de GPS.

O teste foi realizado na Alemanha e não há garantia de que todas as funcionalidades estejam disponíveis em Portugal.
O teste foi realizado na Alemanha e não há garantia de que todas as funcionalidades estejam disponíveis em Portugal.

Na imagem abaixo, o equipamento substitui um ecrã de navegação por uma imagem que indica claramente qual a via a tomar. Inclui ainda uma barra no canto inferior esquerdo que vai diminuindo à medida que o condutor se aproxima do local. Pode ainda ser exibida uma representação da placa de indicações que deverá encontrar no local. A seta amarela sobre a via dá a indicação da manobra.

Solução da Navigon.
Solução da Navigon.

Outra solução nos modelos da Navigon é uma animação dinâmica que aparece no canto inferior direito do ecrã, assinalando a amarelo a faixa a seguir. No canto inferior esquerdo apresenta a barra de aproximação, bem como a distância e a direção da manobra.

Solução da Navigon.
Solução da Navigon.

A solução da Garmin passa pela inclusão de um ecrã parcial, colocado lado a lado com o ecrã de navegação. Este segundo ecrã mostra uma imagem virtual da saída em questão. É possível verificar a velocidade de circulação e a máxima permitida na via onde prestes a seguir. No canto superior direito, também é incluída uma ampliação do sinal que corresponde à saída em questão. De notar a marcação a rosa das faixas corretas.

No canto superior esquerdo, através de uma seta branca, surge a indicação da distância que falta para a manobra e a via a seguir. Por usar imagens virtuais, esta animação está limitada às principais vias (o teste foi realizado na Alemanha, pelo que não há garantia de que a funcionalidade esteja disponível em Portugal).

Solução da Garmin.
Solução da Garmin.

Na solução da TomTom, aparece uma imagem virtual estática que substitui o ecrã de navegação quando se aproxima de saídas, indicando as faixas a escolher.

No canto inferior esquerdo, a barra de estado indica o número de faixas disponíveis. A branco, surge aquela por que deve optar. Também é apresentada a distância até ao local da manobra.

Solução da TomTom.
Solução da TomTom.