Guia de compras

GPS: guia de compras

18 maio 2016
Conselhos DECO PROTESTE para o ajudar a escolher o GPS (Personal Navigation Assistant, ou PNA, e apps de navegação) mais adequado.

18 maio 2016
A qualidade das instruções vocais é um dos aspetos mais importantes num GPS e potencia a segurança. Ao escolher um aparelho, verifique as funcionalidades que se adequam às suas necessidades e carteira (algumas são caras). Leia também as nossas dicas de utilização.
Os GPS incluem várias opções que podem ser caras, como serviços live, cálculo inteligente de rotas, assistente de mudança de faixa de rodagem e sistemas antirroubo. Escolha um com boas instruções vocais para não ter de confirmar as informações no ecrã e desviar o olhar da estrada.

 

Funções úteis de um GPS na estrada

  • O grafismo deve permitir uma leitura rápida. Imagens em três dimensões podem aumentar a distração na estrada.
  • Boa parte dos GPS tem leitor de mp3 e cartões SD (Secure Digital) ou Micro SD.
  • Os com Bluetooth e microfone integrado podem ser usados como kit de mãos-livres do telemóvel.
  • Por vezes, é possível ouvir as instruções vocais pelos altifalantes do carro: via Bluetooth, desde que o GPS e o rádio possuam tal ligação, ou através de um transmissor FM.
  • Alguns GPS trazem o traffic message channel (TMC) para receber, via rádio, informações e mudar de trajeto em caso de acidente, obras ou engarrafamentos. Porém, a tecnologia ainda não está disponível em Portugal, nem há previsão para ser implementada a curto ou médio prazo.
  • Quase todos os GPS indicam a localização de farmácias, hospitais ou outros, informações que podem ser atualizadas pela Internet.
  • Há GPS que permitem escolher percursos pedestres e gravar destinos frequentes, indicam a aproximação de radares fixos e emitem um aviso sonoro caso exceda o limite de velocidade. Esteja atento aos sinais de trânsito na estrada e não se guie apenas pelos indicados no ecrã.

 

Prepare a viagem com o GPS

  • Atualize os mapas, as informações sobre radares e os pontos de interesse no seu GPS. Para tal, registe-se no sítio do fabricante.
  • Quando possível, o melhor é instalar o aparelho no tabliê e não no para-brisas, solução que limita o campo de visão para a estrada.
  • Na véspera da viagem, ligue o GPS e espere que o aparelho faça a localização dos satélites. Na partida, o GPS levará apenas alguns segundos a situar-se. 
  • Introduza o destino da localização enquanto está parado. Em andamento na estrada, não só pode causar distrações, como leva mais tempo a calcular a rota.
  • Pode introduzir no GPS a localização do destino, centro de uma cidade, código postal ou coordenadas geográficas. Grave os destinos frequentes.
  • GPS no smartphone: opção mais em conta
Se o seu smarphone tem recetor de GPS, pode instalar um programa de navegação. Precisa ainda de um suporte para usar o aparelho no carro e recomenda-se o uso de um carregador de isqueiro, para não esgotar a bateria durante a viagem. No geral, estes telemóveis cumprem a função e podem ser especialmente úteis em percursos pedestres. O desempenho depende das características do telemóvel: qualidade e tamanho do ecrã ou qualidade do altifalante.

A quantidade de aplicativos disponível depende do sistema operativo, com bons resultados na maioria dos casos. Quanto a preços, pode poupar mais de 75% face aos aparelhos GPS monofunção com mapas de cobertura geográfica similar. Mais: o telemóvel acompanha a maioria dos consumidores diariamente, pelo que está sempre à mão se houver dúvidas sobre o caminho a seguir.