Cadeiras auto: modelos da Recaro e da Jané com falhas de segurança
Recaro Optia, Recaro Zero1 e Jané são os modelos de cadeiras auto para crianças com problemas de segurança. Saiba se a sua cadeira é uma das afetadas e como fazer a troca.

Durante os nossos testes regulares a cadeiras auto para crianças, verificámos existirem falhas de segurança em 2 modelos (Recaro e Jané). Como habitualmente fazemos com os produtos testados, enviámos os resultados aos fabricantes antes da publicação.
Apesar de serem modelos homologados, nos nossos testes laboratoriais mais exigentes que a norma de homologação, estes modelos apresentaram falhas que consideramos graves e justificativas da sua eliminação do mercado.
Além do reportado por nós, a Recaro detetou problemas noutro modelo. As falhas que comunicámos aos fabricantes levaram ao cancelamento da produção e à troca voluntária dos modelos afetados já vendidos.
Cadeira da Recaro pode desprender-se da base
A Recaro decidiu parar a produção da cadeira Recaro Optia por se ter comprovado, nos nossos testes, que a cadeira se podia desprender da base em caso de choque frontal. O fabricante também detetou problemas em algumas cadeiras do modelo Zero 1 (que não chegámos a testar). Neste caso, uma falha nas correias do arnês, que se podem soltar, e que só se verifica em algumas cadeiras a partir de um determinado número de série.

A Recaro suspendeu as vendas do modelo Optia na Europa.

Para saber se a cadeira da Recaro que comprou tem falhas de segurança deve aceder ao sítio oficial do fabricante e, se for caso disso, proceder à substituição da cadeira por um novo modelo. A Recaro Child Safety também disponibiliza uma linha de apoio ao cliente nacional. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, através do número 919 181 949. Se preferir, contacte o fabricante por e-mail: retorno@recaro-cs.com.
Modelo Grand da Jané com problemas de Isofix
A Jané também reconhece um desajustamento no sistema de Isofix do modelo Grand, verificado nos nossos testes, mas garante que o mesmo não compromete a segurança da criança. No entanto, compromete-se a resolver o problema sem custos para o consumidor.
