Alertas

Cadeiras auto: modelos da Recaro e da Jané com falhas de segurança

Recaro Optia, Recaro Zero1 e Jané são os modelos de cadeiras auto para crianças com problemas de segurança. Saiba se a sua cadeira é uma das afetadas e como fazer a troca.

26 outubro 2017
perigo em cadeiras

Durante os nossos testes regulares a cadeiras auto para crianças, verificámos existirem falhas de segurança em 2 modelos (Recaro e Jané). Como habitualmente fazemos com os produtos testados, enviámos os resultados aos fabricantes antes da publicação.

Ver produtos perigosos

Apesar de serem modelos homologados, nos nossos testes laboratoriais mais exigentes que a norma de homologação, estes modelos apresentaram falhas que consideramos graves e justificativas da sua eliminação do mercado.

Além do reportado por nós, a Recaro detetou problemas noutro modelo. As falhas que comunicámos aos fabricantes levaram ao cancelamento da produção e à troca voluntária dos modelos afetados já vendidos.

Cadeira da Recaro pode desprender-se da base

A Recaro decidiu parar a produção da cadeira Recaro Optia por se ter comprovado, nos nossos testes, que a cadeira se podia desprender da base em caso de choque frontal. O fabricante também detetou problemas em algumas cadeiras do modelo Zero 1 (que não chegámos a testar). Neste caso, uma falha nas correias do arnês, que se podem soltar, e que só se verifica em algumas cadeiras a partir de um determinado número de série.

 

 

 

Please fill the source and the alt text 

A Recaro suspendeu as vendas do modelo Optia na Europa.

 

 

Please fill the source and the alt text 
Foram detetadas falhas em 30 cadeiras Recaro Zero1 em Portugal.

Para saber se a cadeira da Recaro que comprou tem falhas de segurança deve aceder ao sítio oficial do fabricante e, se for caso disso, proceder à substituição da cadeira por um novo modelo. A Recaro Child Safety também disponibiliza uma linha de apoio ao cliente nacional. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, através do número 919 181 949. Se preferir, contacte o fabricante por e-mail: retorno@recaro-cs.com. 

Modelo Grand da Jané com problemas de Isofix

A Jané também reconhece um desajustamento no sistema de Isofix do modelo Grand, verificado nos nossos testes, mas garante que o mesmo não compromete a segurança da criança. No entanto, compromete-se a resolver o problema sem custos para o consumidor.

 

 

Please fill the source and the alt text 
Foi detetado um desajustamento do sistema Isofix no modelo Jané Grand.
Cada modelo das cadeiras auto da Jané tem um código QR que, ao fazer o scan com um smartphone, o consumidor recebe uma mensagem com o número de série a enviar por e-mail para o fabricante (grand@jane.es), caso pretenda fazer a troca.