As cadeiras segundo o peso
Grupos 0 e 0+
Desde recém-nascido até aos 10 ou 13 quilos, respetivamente. Estes modelos são instalados no sentido inverso ao da marcha do veículo, virados para o banco do automóvel. A criança é presa com o cinto da cadeira, e esta, por sua vez, com o cinto do veículo. A cadeira pode ainda ser encaixada numa base fixa com o cinto do veículo ou com as fixações Isofix. As cadeiras deste grupo não podem ser instaladas no banco da frente se o airbag estiver ligado. Em caso de colisão, aquele pode ativar-se e bater na cadeira com muita intensidade, tornando-se fatal.
Grupo 1
Dos 9 aos 18 quilos. Neste grupo, há várias alternativas de montagem: certas cadeiras ficam viradas para a frente, outras viradas para trás. Também existem diferenças sobre o sistema de proteção. Em algumas cadeiras, a criança é presa com o cinto da cadeira e esta é presa com o cinto do carro ou encaixada nas fixações Isofix. Outras não têm cinto, e a criança fica presa com uma almofada, sendo esta, por sua vez, segura com o cinto do carro.
Não podemos dizer que um sistema é melhor do que o outro. Teoricamente, viajar de costas é mais seguro numa colisão frontal; e o sistema Isofix é o que confere melhor fixação. Na prática, nem sempre é assim. Só depois de testes de colisão é possível confirmar o desempenho e o nível de segurança da cadeira. O nosso conselho: veja os resultados dos nossos testes antes de comprar.
Grupo 2/3
Dos 15 aos 36 quilos. Neste grupo, os modelos são mais ligeiros, e o cinto de segurança do carro é utilizado para segurar a criança e a cadeira ao mesmo tempo. Estes modelos têm costas destacáveis, mas este apoio das costas e da cabeça garante maior segurança em caso de colisão lateral e é útil caso a criança adormeça na viagem. Quando a criança já não fica bem encaixada na cadeira, pode retirar o apoio de costas e utilizar apenas o banco elevatório. Este é indispensável para garantir que o cinto passa na zona do ombro em vez de no pescoço.
Grupo 1/2/3
Dos 9 aos 36 quilos. É possível comprar cadeiras do grupo 1/2/3 que asseguram um bom nível de proteção a crianças de pesos tão diferentes. Os modelos com uma almofada à frente e uma base reclinável, que se retira quando a criança cresce, conferem conforto e boa proteção aos mais novos. Quando atingem cerca de 15 quilos, aqueles acessórios são retirados e a cadeira passa a ser idêntica às do grupo 2/3.