Primeiras impressões

Garmin Varia RearView Radar: o primeiro radar para bicicletas

02 dezembro 2015
Garmin Varia RearView Radar

02 dezembro 2015

O Garmin Varia RearView Radar pretende tornar o ciclismo mais seguro. Mas é um equipamento dispensável e caro. 

Sofrer a colisão de um automóvel pela retaguarda é uma das principais causas de mortalidade para os ciclistas. É importante que ciclistas e automobilistas estejam muito atentos ao que se passa à sua volta. O Garmin Varia RearView Radar quer tornar o ciclismo mais seguro. 

Como funciona
O Garmin Varia RearView Radar funciona como um radar, para detetar o tráfego na retaguarda, e como luz de presença. Através da emissão de sinais visuais, avisa os condutores da presença do ciclista. O aparelho deteta veículos até 140 metros de distância e, à medida que o carro se aproxima, aumenta o tamanho da luz de presença. No guiador, o ciclista tem informação sobre o número de viaturas perto de si e a sua velocidade relativa.

O sistema é constituido por dois elementos. O elemento principal é o radar Tailligh unit e coloca-se no espigão do selim da bicicleta. A informação aparece na head unid ou no Gamin Edge 100, que se montam no guiador. 

Se já tem o GPS para a bicicleta ou pretende comprar, pode comprar apenas o Taillight por € 199: só traz o radar que também funciona como luz de presença permanente ou em modo intermitente. 

O conjunto Radar Bundle (Taillight e Head unit) custa € 299 e, além do radar, vem com a head unit, um display para colocar no guiador.

Zoom no equipamento
Luz traseira: 7.3 cm x 4.4 cm x 2.3 cm.
Peso: 28,5 g (unidade de radar) e 63,5 g (luz traseira).
Luminosidade: 16 lumens.
Autonomia: 5 horas.
Tempo de carga: 2 horas.
Ligações: Ant+ e microUSB.
Índice de proteção: IPX7 (à prova de água).
 

O veredicto
Testámos o Garmin Varia Rear View Radar em conjunto com o GPS para bicicleta Edge 1000.

O radar tem uma ótima sensibilidade e distingue com facilidade carros de pessoas ou outros ciclistas. Também é capaz de distinguir motas de bicicletas. Sabe quando os carros estão parados ou estacionados e ignora os outros ciclistas e o tráfego na direção oposta. Mas, caso um veículo esteja parado num ângulo morto (num semáforo, por exemplo), o Garmin Varia RearView Radar pode não o detetar.  

Este aparelho funciona como um sistema de proteção ativo, ao alertar o ciclista para a presença de um carro que se aproxima a alta velocidade, por exemplo. Destina-se a pessoas que passam muito tempo a pedalar e é uma solução tecnológica bem desenvolvida, com um comportamento fiável durante o nosso teste. Mas é um produto dispensável, caro (custa a partir de 200 euros) e, no essencial, faz o mesmo que um espelho de vidro.



Em cima, temos o Radar Tail Light unit e, em baixo, o Radar Display unit.
Em cima temos o Radar Tail Light unit e, em baixo, o Radar Display unit.