Notícias

Trotinetes elétricas: teste nomeia três modelos

Início

Testámos 14 trotinetes elétricas e nomeámos três modelos. Poupe com a nossa Escolha Acertada e descubra quais são os critérios para escolher a trotinete ideal.

Criança a andar de trotinete

iStock

Por lazer, ou como alternativa aos transportes tradicionais, as trotinetes estão a ganhar cada vez mais protagonismo na paisagem urbana. Se estava a planear trocar a sua, ou nunca teve uma, mas quer mudar os seus hábitos e passar a deslocar se por este meio, saiba que existem critérios importantes na escolha da trotinete ideal:

  • um elemento essencial é o sistema de travagem. Prefira modelos com travão acionado por manípulo e, de preferência, com sistema de disco;
  • o conforto é outro parâmetro que muito preocupa os utilizadores de trotinetes. O tamanho das rodas e da base dos pés é crucial, para garantir uma viagem confortável. Quanto maiores forem estes elementos, mais conforto o utilizador vai sentir. Recomenda se, assim, que as rodas tenham, pelo menos, 6,5 polegadas;
  • a qualidade do equipamento e a estabilidade proporcionada pela trotinete são pontos cruciais para uma condução segura;
  • é importante que as trotinetes elétricas sejam dobráveis para facilitar o transporte, pelo que o peso pode ser um fator a considerar.

Com estes aspetos em mente, testámos 14 trotinetes elétricas, para ajudarmos numa futura compra. Consulte os resultados completos e descubra tudo sobre cada um dos modelos testados. Conheça, ainda, as principais regras que tem de cumprir para circular de trotinete em segurança.

Como testámos as trotinetes

Um dos principais objetivos do teste é avaliar a velocidade média e a distância máxima que pode ser percorrida pelas trotinetes. A avaliação consiste em acelerar desde que a trotinete está parada até atingir a velocidade máxima. O processo é repetido quatro vezes seguidas para 15 e 20 quilómetros por hora. De seguida, é simulado um caminho de 12 minutos em diferentes velocidades e inclinações. O percurso é repetido até a bateria ficar sem carga. Constatámos que, à medida que a capacidade da bateria diminui, a velocidade média também diminui.

Os outros critérios, tais como a facilidade de utilização, a conectividade e a função de montar e desmontar, foram avaliados por especialistas.

Diferenças entre trotinete manual e elétrica

As trotinetes manuais são mais leves e fáceis de transportar, visto que não têm motor nem bateria. Não requerem muita manutenção; apenas convém verificar os pneus (caso sejam de borracha) e se os parafusos estão apertados. Permitem-lhe fazer mais exercício físico, mas, se o seu objetivo for percorrer longas distâncias, pode não compensar. As “sem motor” são mais baratas. No entanto, cumprem a sua função.

Já as elétricas são trotinetes mais pesadas, em comparação com as manuais. No entanto, ambas devem ser “leves” o suficiente para poderem ser carregadas à mão, em transportes públicos ou escadas. Requerem a mesma manutenção que as manuais, acrescentando ainda os cuidados extra com a bateria. Aconselhamos a seguir as instruções de carregamento para que a bateria dure e a trotinete não perca autonomia.

O esforço de guiar uma trotinete elétrica é menor, o que é ideal para percursos com subidas e descidas e longas distâncias. São mais caras, é um facto. Porém, o investimento num modelo elétrico, a partir de 300 euros, compensa, uma vez que, se se deslocar todos os dias de trotinete, poupará, por exemplo, no passe dos transportes públicos.

Feitas as contas, a escolha entre uma trotinete manual ou uma elétrica pode não ser fácil. Dependerá sempre da utilidade que pretende dar. Distâncias a percorrer, frequência de utilização, velocidade e disponibilidade física do consumidor farão toda a diferença.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.