Notícias

Transportes públicos avaliados por quase 2700 utilizadores

23 janeiro 2015

O metro é um dos meios de transporte mais usados e o que mais satisfaz os inquiridos. Já o autocarro desilude a elevada percentagem que o usa.

Resultados do estudo

RESULTADOS DO ESTUDO

Em geral, o meio de transporte mais usado pelos nossos inquiridos é o autocarro (65%), seguido pelo comboio (34 por cento). Nos municípios servidos pelo metro, este é um dos meios com mais utilizadores. Na Grande Lisboa, o metro é o transporte com mais passageiros, seguido de muito perto pelo autocarro: ambos são usados por cerca de 60% dos inquiridos. No Grande Porto, o metro também é o principal rival do autocarro, embora um pouco menos usado do que este.

A satisfação global com os transportes públicos não é muito elevada, sendo o metro o meio que reúne mais utilizadores satisfeitos. Os aspetos mais apreciados são as informações visuais e sonoras que permitem saber quando se deve sair, a sensação de segurança do veículo, o conforto nas horas de ponta e a pontualidade.

A pontualidade também é um critério importante no momento de avaliar a satisfação com o autocarro e com o comboio. Contudo, enquanto a satisfação com o comboio é apenas ligeiramente inferior à do metro, o autocarro é, dos meios de transporte mais usados, o menos apreciado. A informação dada nas estações ou nas paragens, a frequência ao fim de semana, o conforto nas horas de ponta, as máquinas de venda de bilhetes e a forma como são resolvidas as falhas do serviço (interrupções ou perturbações na circulação) são os pontos que menos satisfazem os utilizadores.