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eBike Smart: estreia-se nas bicicletas elétricas

24 março 2015 Arquivado

24 março 2015 Arquivado

O primeiro veículo de duas rodas da Smart, a eBike, inova no design e no sistema de propulsão elétrica integrado. O único contra é mesmo o preço elevado de 2 990 euros.

A eBike resulta da colaboração entre a Smart e a marca alemã Grace. Para as peças elétricas, os parceiros foram às compras na BionX. O motor elétrico sem escovas é combinado com o sistema de três velocidades na roda traseira. Não tem cabos elétricos à vista e a bateria amovível passa despercebida no centro do quadro. É uma bateria de iões de lítio, com tensão de 48 V e capacidade energética de 423 Wh. Ainda não testámos a eBike em laboratório, mas podemos adiantar uma autonomia máxima de 100 km, ou 50 km no modo de assistência máxima.

O resto do sistema elétrico foi concebido de forma igualmente inteligente. Além da possibilidade de assistir a condução, o motor pode funcionar como alternador e recarregar a bateria com a energia proveniente de uma descida. A bateria também é carregada quando se ativa o travão, aproveitando assim a energia da travagem. A qualquer momento, o utilizador pode desativar a função de motor e pedalar como se tratasse de uma bicicleta normal. Finalmente, a parte inferior do painel de controlo possui uma porta USB, para ligar dispositivos móveis. Solução muito prática para alimentar um sistema de navegação, por exemplo.

    A bateria amovível passa despercebida no centro do quadro.
    A bateria amovível passa despercebida no centro do quadro.

    Bicicleta urbana
    Rolar com a eBike exige um pouco de prática. O garfo dianteiro retilíneo faz com que o guiador reaja muito diretamente aos diferentes movimentos, o que pode causar problemas de estabilidade. A resposta da assistência nem sempre é tão rápida como o desejaríamos. Em caso de choque, o painel de controlo do exemplar que experimentámos tinha tendência para cair.

    A eBike é agradável de conduzir. A transmissão por correia e os travões de disco hidráulicos cumprem corretamente a tarefa. O acabamento também é excelente. A posição do assento, aliada a um design refrescante, posiciona a e-Bike sobretudo para os mais jovens. Para pernas bem treinadas, o limite (legal) de 25 km/h a partir do qual a assistência para pode parecer um pouco baixo.

    Ficha técnica

    • Quadro em alumínio.
    • Bateria iões de lítio de 423 Wh, amovível (3,3 kg).
    • Velocidade máxima assistida a 25 km/h.
    • Motor elétrico BionX sem escovas, com 4 níveis no modo de tração e alternador e sistema de 3 velocidades no modo bicicleta, tração ou alternador.
    • Travões de disco hidráulicos.
    • Correia dentada de fibra de carbono.
    • Iluminação por LED com função de luz diurna.
    • Peso 26,1 kg.
    • Carga máxima 114 kg.
    • Dimensões 75,5x173,5x99 cm.
    • Visor para controlar funções básicas (posições de tração, alternador, quilómetros e bateria disponível).
    • Entrada USB.