Consumidores exigem mais e melhor mobilidade
Centenas de consumidores voltaram a experimentar a pista de karts, no stande da DECO PROTESTE, em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa.
- Texto
- Sónia Graça e Nuno César

Último domingo de novembro. Pouco passa das 11 horas e a Avenida da Liberdade, em Lisboa, já mexe. No expositor da DECO PROTESTE, meia dúzia de miúdos dão voltas e voltas no circuito de karts ali montado, enquanto os pais ou os avós ficam a ver, animados, ao longe.
Descubra as bicicletas elétricas com desconto
Maria, de 12 anos, acabou de experimentar a pista, com os irmãos, de 8 e 2 anos, e gostou. Vive em Aveiro e está habituada a pedalar. Às vezes, até vai para a escola de bicicleta, sobretudo no verão. A família veio passar o fim de semana a Lisboa e não resistiu a visitar o stande da organização de defesa dos consumidores. Mais de 500 consumidores testaram karts e conhecimentos sobre mobilidade. É a segunda vez que esta ação foi para a rua, desde que foi lançada, em setembro, a iniciativa camarária A Rua é Sua.
A especialista em educação especial e reabilitação lamenta que, em Aveiro, apesar de haver muitas ciclovias, não haja uma rede organizada de transportes públicos: “Vivemos na periferia, sem transportes ao pé de casa, o que significa que, no dia a dia, dependemos do carro [têm dois] para cumprir horários. No fim de semana, sim, vamos para todo o lado de bicicleta.”
As vantagens das bicicletas e trotinetas elétricas
“Não somos fundamentalistas e sabemos que não se consegue aniquilar a mobilidade menos verde de um momento para outro, até porque há percursos em que isso não é possível”, admite Rita Rodrigues, responsável das relações institucionais da DECO PROTESTE, sublinhando que a mudança de mentalidades e de comportamentos “leva tempo” e implica “consistência na relação com o consumidor”.
É para isso que servem estas ações. “A ideia é criar uma lógica de contaminação positiva: se as pessoas percebem que é vantajoso adquirir uma bicicleta ou uma trotinete elétricas, significa que esse meio poderá ser usado por todos e talvez se possa dispensar o carro”. Quem passa no expositor dos consumidores também fica a saber que, no portal da mobilidade, há um fórum em que é possível esclarecer dúvidas, discutir temas e partilhar experiências, com a moderação de uma equipa especializada da organização.
O portal Mais Mobilidade esteve em grande plano com quase 300 registos. É um portal gratuito, onde pode beneficiar de compras coletivas, juntar-se a ações reivindicativas e consultar a melhor informação ao serviço do consumidor. Transportes públicos, carros, bicicletas e trotinetes: juntámos tudo o que faz a diferença para saber como se deslocar e aumentar a eficiência de cada viagem.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |