Guia de compras

Capacetes de bicicleta: guia de compras

23 novembro 2020
Adulto coloca um capacete de bicicleta a uma criança

Um capacete resistente é o principal requisito para proteger a cabeça e evitar lesões cerebrais. Saiba o que ter em conta ao comprar um capacete de bicicleta para adultos ou crianças.

O capacete é um acessório essencial para quem anda de bicicleta, apesar de não ser obrigatório no caso das bicicletas tradicionais, segundo o Código da Estrada. No entanto, aconselhamos a usar por razões de segurança.

O Código da Estrada prevê o uso de capacete para condutores e passageiros de velocípedes com motor, condutores de trotinetas com motor e outros dispositivos de circulação com motor elétrico, automotores ou meios de circulação semelhantes. Quem não respeitar a regra sujeita-se a uma coima que pode variar entre 60 e 300 euros.

Ao comprar um capacete, deve optar por um modelo que proteja o máximo a cabeça em caso de acidente e impacto. A proteção nunca é garantida a cem por cento, mas já há capacetes no mercado que oferecem níveis de proteção entre 50 e 70 por cento. 

Como escolher um capacete

Um bom capacete de bicicleta não precisa de ser muito caro, mas deve corresponder a alguns critérios para proteger a cabeça do ciclista e evitar danos cerebrais:

  • opte por um modelo que, além de resistente, seja leve, com ventilação suficiente e com cores vivas ou bandas refletoras que o tornem visível à noite;
  • verifique sempre se o capacete tem a marcação EN1078, pois é esta referência que indica ter sido fabricado de acordo com a norma europeia;
  • se for comprar o capacete para uma criança, garanta que esta consegue abrir a mola que aperta as correias com uma só mão e que o sistema não é muito duro;
  • certifique-se de que o capacete se adapta bem ao formato da cabeça e que é possível usá-lo com óculos;
  • veja se o modelo escolhido tem proteção "anti-beliscão" nas fivelas que fazem o ajuste ao queixo (algumas marcas já criaram esta proteção).

Antes de comprar o equipamento, experimente-o para verificar qual o mais confortável e o que melhor se adapta a si. O capacete deve ser colocado firmemente na cabeça e não se mover; caso contrário, não estará protegido em caso de queda ou colisão. Os capacetes de bicicleta estão disponíveis em vários tamanhos e ainda permitem um ajuste de 4 a 6 centímetros.

Os capacetes cobertos com uma rede na parte interior impedem a entrada de abelhas e de outros insetos.

Compre sempre outro capacete depois de uma queda ou choque violento. O capacete pode ficar com danos, mesmo que não visíveis, e deixar de ser uma proteção suficiente para a cabeça. Por este motivo, evite comprar capacetes em segunda mão.

Alguns modelos de capacete de bicicleta estão equipados com um sistema de segurança adicional (o denominado MIPS - Multi-Directional Impact Protection System). Estes modelos têm uma espécie de forro que se pode mover entre 10 e 15 mm em qualquer direção, absorvendo melhor os choques. Alguns fabricantes anunciam este sistema como um ponto de destaque nos equipamentos que vendem, mas não oferece uma garantia absoluta de segurança.

Capacetes de bicicleta para crianças

A cabeça de uma criança é particularmente vulnerável e, portanto, deve ser bem protegida. Além do capacete, os mais novos devem usar proteções nos joelhos e cotovelos quando conduzem uma bicicleta.

Comece por garantir que o formato do capacete se adequa à cabeça da criança. Experimente vários modelos e escolha o mais confortável para o seu filho. Por norma, uma criança não vai querer usar um capacete muito apertado ou muito pesado e pode tirá-lo rapidamente. Os que têm a proteção de queixo também podem evitar que a pele da criança fique presa no fecho do capacete.

Ao comprar um capacete para crianças, a tendência é começar por escolher o padrão e as cores. No caso dos capacetes, a segurança deve vir em primeiro lugar. Encontre um compromisso entre resistência e aparência para que o seu filho se sinta confortável e esteja seguro mas, ao mesmo tempo, queira usar o capacete. Deixe-o escolher a cor, mas verifique se alguns pormenores constam do modelo eleito, como a possibilidade de ajustar o capacete à cabeça.

Para tornar o capacete mais visível, sobretudo à noite, pode decorá-lo com desenhos de cores vivas e adesivos refletores.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.