Dossiês

Bicicletas: escolher, comprar e manter

31 março 2021
corrente de bicicleta

Da versatilidade da bicicleta todo-o-terreno aos modelos dobráveis, fáceis de levar nos tranportes: saiba como escolher.

Tipos de bicicletas

Pode escolher entre as todo-o-terreno, as citadinas, as dobráveis e as elétricas. Cada uma adapta-se a utilizações específicas.

Bicicletas todo-o-terreno

Também conhecidas como bicicletas BTT ou de montanha, podem ser usadas em meio urbano e em terrenos acidentados, com água ou lama. São ideais para quem procura uma bicicleta que sirva tanto para ir trabalhar como para os passeios mais aventureiros de fim de semana.

São os velocípedes mais versáteis e com maior saída no mercado. Encontra os modelos básicos por menos de 200 euros. Os mais bem equipados variam entre 400 e 900 euros. Mas a fatura pode chegar aos 5 ou 6 mil euros, consoante os acessórios e os materiais, que influenciam o peso da bicicleta.

Versatilidade é o que define a bicicleta todo-o-terreno: adapta-se à cidade e aos passeios aventureiros no campo ou na montanha.
Versatilidade é o que define a bicicleta todo-o-terreno: adapta-se à cidade e aos passeios aventureiros no campo ou na montanha.

Bicicletas citadinas

Destinam-se sobretudo a deslocações na cidade. São boas para ir trabalhar, fazer compras ou passear. Apostam na estabilidade e no conforto. Oferecem uma postura mais direita ao utilizador do que a bicicleta de montanha. 

Geralmente, trazem de origem a iluminação, a buzina, o descanso e o guarda-lamas e têm espaço para uma pequena bagagem. Encontra-as à venda a partir de 170 euros.

O nome citadina diz tudo: esta bicicleta é perfeita para andar na cidade.
O nome citadina diz tudo: esta bicicleta é perfeita para andar na cidade.

Bicicletas dobráveis

Estas bicicletas são práticas, confortáveis e dobram-se ao meio. São fáceis de levar, por exemplo, nos transportes públicos ou no elevador. Esta é uma boa opção se precisa ir de casa até à estação para apanhar o comboio ou se quer ir trabalhar de bicicleta mas não tiver onde deixá-la (facilmente arruma-a num canto do escritório). De todas as opções, é a que permite ter a postura mais correta.

Por cerca de 300 euros já consegue comprar um modelo dobrável. Também existem versões elétricas, que custam entre 1000 e 2200 euros. No entanto, são mais pesadas por causa do motor e da bateria, e mais difíceis de transportar.

Muito práticas, as bicicletas dobráveis ocupam pouco espaço em casa e no trabalho.
Muito práticas, as bicicletas dobráveis ocupam pouco espaço em casa e no trabalho.

Bicicletas elétricas

Equipadas com uma bateria e um motor com potência máxima inferior a 1 kW (caso contrário deixam de ser equiparadas a velocípedes e passam a ser impedidas de circular na via publica), têm ainda de ser limitadas construtivamente à velocidade máxima de 25 km/hora, sem pedalar. Há bicicletas elétricas de montanha, dobráveis e citadinas.

As elétricas são boas para os trajetos com subidas ou para fugir aos engarrafamentos sem se cansar em demasia. Podem circular nas ciclovias e também se adaptam aos passeios pelo campo.

Regra geral, vêm equipadas de origem com mudanças, luzes, descanso e buzina. Por causa da bateria, são mais pesadas e menos ecológicas do que as convencionais. Mas o consumo energético é muito reduzido face aos demais veículos motorizados. Nalguns casos, o motor funciona como gerador: nas descidas ou travagens, recupera parte da energia.

Apesar de encontrar modelos por menos de 800 euros, os mais caros podem ultrapassar com facilidade os 3000 euros.

Antes de optar por uma bicicleta elétrica, deve pensar se vai efetivamente usá-la nas deslocações diárias. Por ser cara, deve guardá-la num local seguro, para evitar furtos.

A bicicleta elétrica é uma preciosa ajuda para trajetos com subidas. Pode ser usada na cidade e no campo.
A bicicleta elétrica é uma preciosa ajuda para trajetos com subidas. Pode ser usada na cidade e no campo.

Exclusivo Simpatizantes

Para ler, basta ter conta no site (disponível para subscritores e não-subscritores).

Entrar

Não tem acesso? Criar conta gratuita