Dossiês

Bicicletas: escolher, comprar e manter

31 março 2021
corrente de bicicleta

Não saia de casa sem algumas verificações e, após o passeio de bicicleta, trate logo da limpeza.

Limpeza e manutenção

A maioria das peças da bicicleta é de metal. Para manter um andamento rápido e suave, faça uma verificação antes de sair e uma boa limpeza, no regresso.

Antes de sair com a bicicleta

Travões

Se a sua bicicleta utiliza travões hidráulicos, aperte a manete e veja se a roda para. Nos travões de pastilhas, aperte e verifique os cabos e veja se há desgaste nas pastilhas. 

Pressão dos pneus

Regra geral, a pressão dos pneus deve situar-se entre os 2.5 e os 4.5 bar, mas o melhor é confirmar o que está indicado na roda. Ajuste segundo o seu peso e o trilho que vai percorrer. Se o condutor for mais pesado, precisa de mais pressão nos pneus. Para circular na estrada, os pneus devem também ter mais pressão do que nos trilhos mais acidentados. Nos caminhos mais radicais, os pneus menos cheios amortecem o impacto.

Corrente

Verifique se está limpa, sem sinais de corrosão ou se precisa de lubrificante.

Ferramentas

Para ajustes rápidos, leve uma câmara-de-ar e um kit com várias ferramentas, como desencravador de corrente, desmonta-pneus e chaves sextavadas.

No regresso

Limpeza imediata

Se a sujidade secar, é mais difícil limpar.

Materiais úteis

Use água, detergente (da loiça ou champô para carros), esponja, panos e uma escova para limpar locais mais difíceis.

Corrente

Acumula muita sujidade. Limpe os cantos mais difíceis com a escova. Depois enrole o pano ou a esponja ensopada em água com detergente à volta da corrente e acione os pedais para a movimentar.

Secar

Limpe com um pano seco e dê uma volta com a bicicleta para secar a água nas junções.

Lubrificar

Aplique na corrente, nos desviadores, nas manetes e nos cabos dos travões. Remova o excesso para não atrair sujidade. O lubrificante não deve entrar em contacto com os calços ou com as pastilhas dos travões.

Bicicleta elétrica

Se o passeio é feito numa bicicleta elétrica, a manutenção é mais exigente. Os pneus vazios ou a sujidade nas engrenagens tornam a bicicleta mais lenta e obrigam a bateria a trabalhar mais. Ou seja, são necessárias recargas mais frequentes.

Tal como nos modelos tradicionais, deve verificar a pressão dos pneus, os cabos e as pastilhas dos travões antes de ir para a estrada.

As partes móveis, sobretudo as engrenagens, devem ficar limpas e bem lubrificadas.

Não use jatos ou sprays de água agressivos: os componentes elétricos podem não ser totalmente resistentes aos líquidos. Certifique-se de que os revestimentos das partes elétricas ficam secos e limpos.

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