Dicas

Trotinete elétrica: consumidores apontam equipamento mais importante

O sistema de travagem é um dos elementos essenciais e o tamanho das rodas e da base dos pés é crucial para garantir uma viagem confortável. Saiba o que foi mais valorizado em 3 modelos de trotinetes elétricas.

  • Dossiê técnico
  • Rui Marques
  • Texto
  • Rita Santos Ferreira e Filipa Rendo
23 abril 2020
  • Dossiê técnico
  • Rui Marques
  • Texto
  • Rita Santos Ferreira e Filipa Rendo
Envento Visões do Futuro, onde foram testados os três modelos de trotinetes

Victor Machado

Sob a máxima de práticas verdes e ecológicas, assistimos, cada vez mais, ao aumento considerável de consumidores que ponderam circular com outras formas de mobilidade mais sustentável, como uma trotinete.

Conheça o movimento pela sustentabilidade

Recuamos a outubro do ano passado: no evento Visões do Futuro, 40 consumidores foram convidados a colocar o capacete na cabeça e as mãos no guiador, e a usufruir da experiência de andar, durante um determinado tempo, em três modelos diferentes:

  • Infiniton Boulevard (199 euros);
  • Xiaomi Mi scooter M365 (357,35 euros);
  • Razon E-Prime (399,99 euros).

Na escolha dos modelos, baseámo-nos em produtos populares do mercado e que apresentam diferenças entre si (por exemplo, o diâmetro das rodas ou o sistema de travagem). Realizámos, assim, uma avaliação prática, para dar a conhecer os diferentes modelos, e algumas dicas, para saber como escolher, tendo em conta as suas necessidades económicas, de conforto e de eficácia.

O melhor sistema de travão para a trotinete

Um dos elementos essenciais é o sistema de travagem. Prefira trotinetes com travão acionado por manípulo e, de preferência, com sistema de disco.

Com quatro estrelas nesta categoria, a Xiaomi Mi Scooter M365 destaca-se por apresentar um sistema de disco e antibloqueio E-ABS, o que permite mais eficácia no momento de travar. No entanto, os consumidores também reconheceram um bom desempenho à Razon E-Prime, com as mesmas estrelas que a Xiaomi.

Conforto está na base

O conforto é um parâmetro que muito preocupa os utilizadores de trotinetes. O tamanho das rodas e da base dos pés é crucial para garantir uma viagem confortável. Quanto maiores forem estes elementos, mais conforto o utilizador vai ter. Recomenda-se, assim, que as rodas tenham, pelo menos, 6,5 polegadas.

A Xiaomi ocupa um lugar de destaque, nesta categoria, com cinco estrelas, a Razon E-Prime apresenta quatro estrelas e a Infiniton Boulevard aparece no último com três.

O conforto no transporte da trotinete à mão é também algo a ter em conta, visto que, muitas vezes, os consumidores podem querer levar a trotinete noutros meios de transporte. É, por isso, importante que a trotinete seja dobrável. As três são boas soluções nesse aspeto.

Velocidade, equipamento e equilíbrio

Uma motorização de 250 W é o máximo permitido por lei para uma trotinete e serve para a deslocação em cidades acidentadas. A velocidade máxima aceitável é de 25 km por hora. Quer a Razon E-Prime, quer a Xiaomi apresentam um bom desempenho no que diz respeito à velocidade (ambas com quatro estrelas). Já a Infiniton Boulevard acaba por se distanciar das anteriores, apresentando a pior nota: duas estrelas.

A qualidade do equipamento e a estabilidade dada pela trotinete são pontos fundamentais para uma condução segura. 

O guiador ajustável é uma das críticas apontadas pelos consumidores, visto que, por exemplo, a Xiaomi não tem essa funcionalidade. Outro dos alertas dados foi a dimensão da plataforma para os pés, que, na Infiniton Boulevard (avaliada com quatro estrelas no equipamento e três no equilíbrio), peca por ser pequena.

A Xiaomi volta a ser a referência no equilíbrio e no equipamento, com a pontuação máxima em ambos, segundo os consumidores.

Há ainda um pormenor que, muitas vezes, é esquecido, mas que é importante para usufruir da trotinete em segurança e a qualquer hora do dia: as luzes. É um elemento indispensável, se quiser dar uma voltinha ao luar.

Resultados das 3 trotinetes avaliadas pelos consumidores

 

 
A Xiaomi Mi Scooter M365 foi a trotinete que recebeu as melhores notas dos consumidores.

 

 
A Infiniton Boulevard é a trotinete mais leve das três, o que facilita o transporte à mão.

 

 
A Razon E-Prime é a mais cara, mas, em termos de desempenho, é muito equilibrada.

Procurar o melhor preço

Comprar uma trotinete elétrica pode ser a solução mais barata se pondera utilizar frequentemente os serviços de mobilidade partilhada. Se gastássemos entre 250 euros e 300 euros na compra, o investimento seria recuperado em dois ou três meses de utilização. 

A relação entre qualidade e preço é o que mais interessa na altura de comprar. Importa referir que os preços apresentados não são preços de loja e são relativos à data em que analisámos os resultados e opiniões dos consumidores (março de 2020).

Caso opte pela Xiaomi - a mais apreciada pelos consumidores - consegue adquiri-la com descontos e garantias. Consulte a iniciativa "Trotinete com desconto". Porém, se procura algo mais amigo da carteira, a Infiniton é uma solução razoável.

 

Como comprar trotinete com desconto

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.