Dicas

Cadeirinhas para as crianças passearem de bicicleta: como escolher

28 agosto 2015
Dicas para escolher cadeiras de bicicleta para criança.

28 agosto 2015

Se o seu filho tem até 7 anos, pode levá-lo a passear de bicicleta numa cadeirinha ou reboque, desde que sejam cumpridas as normas de segurança. A criança deve sentir-se confortável na cadeira e usar sempre um capacete de proteção.

Tipos de cadeirinha e reboque para bicicleta

Existem três opções para passear de bicicleta com o seu filho: cadeirinha traseira, frontal e reboque. Os preços dos equipamentos variam entre os 35 e os 80 euros.

Cadeirinha traseira
Encaixa-se na roda da bicicleta e é, por norma, o tipo de assento mais usado. Geralmente tem as costas e as laterais levantadas, proteções para pernas e um arnês. 

A principal vantagem desta cadeirinha é deixar a criança confortável e bem apoiada caso adormeça durante o passeio. Quando não está com o seu filho pode usar o assento para transportar compras ou bagagens. 

Mas o equipamento tem alguns inconvenientes. O peso extra sobre a parte traseira da bicicleta pode causar um problema de estabilidade. Uma vez que a criança fica atrás de si, será mais difícil vê-la.

Com as costas e as laterais levantadas, proteção para as pernas e um arnês, a criança fica bem apoiada na cadeirinha traseira.
Com as costas e as laterais levantadas, proteção para as pernas e um arnês, a criança fica bem apoiada na cadeirinha traseira.
Cadeirinha frontal
Neste equipamento, a criança senta-se à sua frente e os seus braços contornam a cadeirinha para segurar o guiador. Por isso, e também para não tapar a sua visão da estrada, estas cadeiras são normalmente mais compactas do que as cadeirinhas traseiras. 

Com este equipamento consegue estar mais perto da criança, logo, é mais fácil vigiá-la. Tenha atenção aos modelos que se fixam ao guiador, porque podem perturbar a capacidade de manobrar a bicicleta. Estas cadeiras são mais difíceis de encontrar à venda.

A cadeirinha frontal é mais compacta e permite estar mais perto da criança.
A cadeirinha frontal é mais compacta e permite estar mais perto da criança.
Reboque de bicicleta
Esta opção permite levar o seu filho atrás de si numa espécie de carrinho fechado. O reboque tem duas rodas e uma ligação à bicicleta. A criança vai sentada e presa dentro do equipamento, que normalmente tem janelas, é ventilado e impermeável. 

Este sistema tem a vantagem de ser mais espaçoso do que as cadeirinhas traseiras e frontais, permitindo que a criança se sinta mais confortável. Além disso, é mais estável e seguro, reduzindo as probabilidades de queda.

Mas ao transportar o seu filho no reboque, não terá a mesma proximidade que teria numa cadeirinha. Tenha particular atenção às curvas e evite viragens bruscas. Deve moderar a velocidade para que o reboque não tombe.

O reboque de bicicleta é mais espaçoso e estável para as crianças.
O reboque de bicicleta é mais espaçoso e estável para as crianças.