Dicas

Cadeirinhas para as crianças passearem de bicicleta: como escolher

28 agosto 2015
Dicas para escolher cadeiras de bicicleta para criança.

28 agosto 2015

Se o seu filho tem até 7 anos, pode levá-lo a passear de bicicleta numa cadeirinha ou reboque, desde que sejam cumpridas as normas de segurança. A criança deve sentir-se confortável na cadeira e usar sempre um capacete de proteção.

Início

Escolha uma cadeirinha ou reboque homologado de acordo com a norma europeia EN 14344. Esta marca mostra que o equipamento está em conformidade com as normas de segurança.

Certifique-se também de que a cadeirinha tem apoios para evitar que os pés da criança fiquem presos nos raios da roda. As cadeirinhas e reboques para bicicletas estão projetados para crianças com mais de 6 meses. No entanto, antes de comprar o equipamento, confirme na loja se é seguro e adequado ao seu tipo de bicicleta. 

Apesar de o uso do capacete ser obrigatório apenas nas bicicletas elétricas, este equipamento de proteção deve ser sempre usado por todos, independentemente do tipo de bicicleta, cadeirinha ou reboque que utilizam. Em caso de queda, o capacete reduz o risco de lesões na cabeça e possíveis danos cerebrais. 

Caso tenha um bebé que ainda não se senta bem, não o leve na bicicleta. Idealmente, o bebé deve suportar-se sozinho.