Dicas

Cadeados para bicicletas: a nossa análise a cinco modelos

22 maio 2017
Pessoa a colocar o código num cadeado de bicicleta.

22 maio 2017
Quando deixa a bicicleta na rua, convém prendê-la com um bom cadeado. Ajudamos a escolher e a instalar.

Início

As possibilidades de recuperar uma bicicleta roubada são escassas, dada a falta de pistas. Mas, há alguns cuidados que podem evitar roubos ou, na pior das hipóteses, ajudar a recuperá-la com menos problemas.

Quando comprar uma bicicleta, guarde a fatura e, se possível, digitalize-a. Anote ainda todos os detalhes que puder (marca, modelo, cor e número do quadro) e fotografe-a. Estes dados podem servir para provar que a bicicleta é sua.

Se tiver um seguro multirriscos-habitação, avalie a possibilidade de incluir a bicicleta na cobertura do recheio. Se tiver sido muito cara, deverá ser discriminada na apólice, por se tratar de um objeto especial. Neste caso, fica protegida face a roubo, inundação ou incêndio.

Invista num ou em dois cadeados para prender a bicicleta, sempre que precisar de a estacionar. Quanto mais cara tiver sido, maior o investimento desejável. Para que a bicicleta fique bem presa, opte por um cadeado suficientemente grande, que permita prender a roda e o quadro num ponto fixo. Esta solução é preferível a prender apenas o quadro.


Imprimir Enviar por e-mail