Primeiras impressões

VW e-up: já conduzimos o primeiro carro elétrico da marca

18 junho 2014 Arquivado

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O VW e-up é 100% elétrico, ágil, espaçoso à frente e seguro. Com a promessa de “nenhuma emissão, toda a diversão”, o VW e-up chega este mês às estradas nacionais. Custa desde 25 700 euros.

Intuitivo e confortável

O VW e-up é fácil de manobrar e tem espaço para 4 ocupantes. Atrás, os encostos de cabeça rebatíveis e o pilar estreito contribuem para uma visibilidade aceitável. A parte traseira do VW e-up é fácil de estimar e os obstáculos para a frente são fáceis de detetar. A visibilidade global satisfaz. O campo de visão limitado no espelho interior é o único ponto fraco.
Cockpit claro e ergonómico: as operações são muito intuitivas.
Cockpit claro e ergonómico: as operações são muito intuitivas.

A qualidade de construção satisfaz e a funcionalidade a bordo é bastante boa. O reduzido número de comandos facilita a tarefa. O volante pode ser ajustado em altura, mas não em profundidade. O seletor da caixa é fácil de alcançar. Rádio, ar condicionado e navegação: nada falta e está muito bem arrumado.

À frente e ao centro, não faltam zonas de arrumação. O habitáculo à frente oferece a altura suficiente para ocupantes até 1,92 metros. A largura é bastante generosa para um carro desta família. Atrás, é muito menos espaçoso e dificilmente conseguirá convencer os amigos do basquetebol a entrar para uma viagem. Só os passageiros até 1,66 m poderão viajar com o conforto desejável.

Com ar condicionado de série e uma boa suspensão, o nível de conforto do VW e-up é ligeiramente superior ao do up clássico. Os 200 kg adicionais das baterias baixam o centro de gravidade do carro. Mas este peso extra não prejudica o comportamento. O VW e-up é tão ágil e seguro como o clássico. Dentro do carro, medimos 69 decibéis, um registo também abaixo do obtido pelo VW up convencional. A ausência do ruído do motor e o isolamento sofisticado explicam o bom resultado.

A mala tem 195 litros de volume. Se rebater os bancos, consegue 425 litros.
A mala tem 195 litros de volume. Se rebater os bancos, consegue 425 litros.

Com os bancos na posição regular, a capacidade da mala é de apenas 195 litros. Pode ser pouco para muitos consumidores. Mas tem o espaço necessário para transportar alguns sacos de compras. Com ganchos plásticos para sacos, a mala tem um formato prático e o piso é bastante versátil. Mas o acesso é muito elevado, a 77 cm do chão.

A estabilidade da direção é boa em qualquer velocidade e a segurança ao volante está garantida. Na prova de travagem, a 100 km/h o VW e-up precisa de 38 metros até ficar imobilizado. Com pneus mais estreitos, precisa de mais 2 metros para travar totalmente, face ao VW up a gasolina.

Entre os rivais do VW e-up, destacamos o Peugeot iOn e o Mitsubishi i-MiEV. Compare o consumo e o custo por quilómetro.