Primeiras impressões

Seat Ateca: a primeira viagem no primeiro SUV da marca

24 outubro 2016
Seat Ateca

24 outubro 2016
O Seat Ateca é o primeiro SUV da história da marca espanhola. A sua grande ambição é ser o maior rival do Nissan Qashqai, o campeão de vendas do segmento da moda. O preço começa nos 27 mil euros.

Tecnologia e segurança

O Seat Ateca chega com muito equipamento de conforto e um leque de tecnologia, dos faróis full-LED às mais sofisticadas ajudas de condução. Inclui sensores e radares associados aos novos sistemas de segurança. A grelha frontal e a assinatura triangular das luzes são pontos icónicos. 

Na posição do condutor, oferece uma grande visibilidade. O interior foi bem desenhado. A habitabilidade aparenta ser generosa, sobretudo para os ocupantes atrás, ao nível dos joelhos, ombros e cabeça. O painel de instrumentos é quase idêntico ao do Seat Leon e a qualidade dos materiais é aceitável.

Gostámos do espaço e da versatilidade da bagageira.

Please fill the source and the alt text

O Seat Ateca é o único modelo deste construtor que reúne as características de um todo-o-terreno.
Para bater a concorrência, a segurança é um trunfo. O Seat Ateca conquistou a nota máxima de 5 estrelas. A avaliação incide sobre o carro com o equipamento de série, que inclui a tecnologia de travagem de emergência autónoma. Ao detetar a proximidade de outros carros e de peões, trava automaticamente, ajudando a evitar ou a diminuir a intensidade do impacto.

A 35 km/h, o sistema travou o carro perante um peão. Testada a 60 km/h na mesma situação, a tecnologia reduziu a velocidade para 33 km/h. Demonstra um bom desempenho na travagem de emergência, mesmo em velocidades mais elevadas. Pena que o alerta para a saída da faixa de rodagem só esteja disponível como opcional. Com assistente de máximos, este pacote soma € 312 na fatura.

Please fill the source and the alt text 
Seat Ateca com nota máxima no teste de segurança mais recente. 

Please fill the source and the alt text 
Audi Q2, Hyundai Tucson, Kia Sportage, VW Tiguan e Peugeot 3008 são os novos rivais.
O motor mais potente recebe a caixa automática DSG, que permite optar por vários modos de condução, do normal (para a estrada) ao económico. A versão 4x4 conta com configurações para responder às exigências de pisos com pouca aderência.