Primeiras impressões

Opel Astra: muitos argumentos para voltar ao pódio das vendas

24 agosto 2015 Arquivado
Opel Astra

24 agosto 2015 Arquivado

O novo Opel Astra chega a Portugal no final de outubro. Não rasga com o antecessor no design, mas representa um grande avanço na tecnologia, eficiência, espaço e segurança. Se procura um modelo diferente, explore os resultados do nosso teste a 250 automóveis.

Motores e tecnologia

Nas motorizações, mudou quase tudo, com potências de 95 aos 200 cv. No turbodiesel, o 1.6 CDTI estará disponível em várias versões, com potência de 95, 110 e 136 cavalos.

Nos motores a gasolina, a base será o 1.0 Turbo de 105 cv, com emissões anunciadas de apenas 95 g/km de CO2. O 1.4 Ecotec turbo de 150 cv é uma estreia absoluta no Opel Astra. Está prevista uma versão com 125 cv e, em novembro, chega o motor 1.6 Ecotec turbo de 200 cv de potência.

O Opel Astra serve como rampa de lançamento para uma nova família de motorizações.
O Opel Astra serve como rampa de lançamento para uma nova família de motorizações.
O Opel Astra estreia uma tecnologia de iluminação LED.
O Opel Astra estreia uma tecnologia de iluminação LED.

O novo Opel Astra destaca-se também na guerra tecnológica. É o primeiro modelo com o sistema OnStar, ligação à Internet e serviço de apoio permanente. Marca a estreia do sistema de infoentretenimento IntelliLink de nova geração, do OnStar e da tecnologia de iluminação IntelliLux LED. São dois sistemas baseados em ecrãs táteis de 7 ou 8 polegadas e integração alargada de smartphones, graças ao Apple CarPlay e Android Auto.

O OnStar é um forte avanço na conectividade. A Opel dispõe agora de soluções reais de conectividade e de informação. Tem um período de experimentação de 12 meses sem custos. Por exemplo, no caso de um acidente com ativação do airbag, o centro de comando do Opel OnStar é alertado automaticamente e um dos operadores estabelece de imediato contacto com o carro para avaliar se é necessário enviar ajuda. Os serviços OnStar estão disponíveis 24 horas por dia. O OnStar transforma o novo Astra num hotspot móvel de Wi-Fi 4G LTE, ao qual podem ser ligados até sete dispositivos móveis. Já o novo sistema de informação e entretenimento IntelliLink será compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. Permite a integração de funções e apps dos smartphones.

Veja o vídeo do teste a 8 sistemas de GPS.

Por fim, os faróis com tecnologia IntelliLux LED são uma estreia. Funcionam sempre em luzes de máximos sem provocar encandeamento. Os sistemas de assistência à condução e de segurança foram reforçados com tecnologias de reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de saída de faixa, indicador de distância, alerta de colisão com travagem ativa, alerta de ângulo cego e ajuda ao estacionamento.