Primeiras impressões

Mazda CX-3: estreia promissora desde 22 970 euros

08 junho 2015 Arquivado
Mazda CX3

08 junho 2015 Arquivado

O Mazda CX-3 é o primeiro SUV pequeno da marca. Design, segurança, tecnologia Skyactiv, novo motor a gasóleo e preço combativo é a receita para conquistar. Custa desde 22 970 euros. Já conduzimos esta novidade e gostámos muito do primeiro contacto.

Um motor muito desejado

O Mazda CX-3 distingue-se pela cativante frente desenhada em redor da grelha, pela robusta secção lateral e traseira sobre-elevada. Disponível numa palete de 9 cores, destaca-se o cinza ceramic, com uma textura que varia em função da incidência da luz ambiente.
Nove cores à escolha: destaque para o cinza ceramic, o branco e o vermelho.
Nove cores à escolha: destaque para o cinza ceramic, o branco e o vermelho.
Consola central prática e com comandos no sítio certo.
Consola central prática e com comandos no sítio certo.

Com transmissão manual ou automática e tração a duas ou quatro rodas, o Mazda CX-3 traz 105 cavalos de potência. Só está disponível com o motor muito esperado de 1,5 litros a gasóleo. O próximo objetivo é dotar o Mazda 2 deste novo motor. A marca revela expectativas de vendas ambiciosas. O Mazda MX-5, que vimos no salão de Genebra, será o próximo a receber os trunfos desta nova geração.

A marca propõe dois níveis de equipamento – Evolve e Excellence – e uma única motorização, o bloco Skyactiv-D 1.5 de 105 cv. O primeiro nível integra direção assistida, travões de ABS com distribuição eletrónica da força de travagem, assistência à travagem de emergência, controlo dinâmico de estabilidade, i-stop, monitorização da pressão de pneus e cruise control, além de entrada USB e jantes de liga leve, entre outros. O preço deste nível arranca nos 22 970 euros.

Na gama Excellence, pode conjugar o motor 1.5 com uma de duas transmissões de 6 velocidades (manual ou automática) e dois sistemas de tração (o tradicional duas rodas motrizes ou o mais avançado sistema integral). Junta os faróis LED, tecnologia também presente nas luzes diurnas e nos faróis de nevoeiro, o head-up display, chave inteligente, bancos com estofos em pele/tecido e câmara de estacionamento traseiro. O preço começa nos 25 220 euros.

O motor de 1,5 litros a gasóleo é o principal ingrediente da nova receita.
O motor de 1,5 litros a gasóleo é o principal ingrediente da nova receita.
Espaço e conforto com nota satisfatória. A mala não nos encantou.
Espaço e conforto com nota satisfatória. A mala não nos encantou.

Este pequeno SUV é confortável para todos os ocupantes. No campo de visão do condutor, recorre ao head-up display que exibe dados da condução em tempo real (por exemplo, velocidade, direções e avisos de segurança). O novo Mazda CX-3 conjuga soluções de funcionalidade e conectividade, permitindo através do sistema MZD Connect uma ligação permanente ao mundo exterior. O ecrã de 7 polegadas no topo da consola central é operado por toque, instruções vocais ou através do comando rotativo entre os bancos.

Com linhas atrativas, está pronto para invadir as estradas nacionais.
Com linhas atrativas, está pronto para invadir as estradas nacionais.

Destacamos o conjunto de soluções de segurança ativa, designado de i-Activsense. É o caso do smart city brake support (dos 4 aos 30 km/h), que recorre a uma câmara de infra-vermelhos e ativa uma travagem de emergência. Faz uma pré-carga nos travões, para prevenir um acidente ou tenta reduzir a gravidade do impacto. Já o sistema de alerta da faixa de rodagem analisa as marcações na estrada através da câmara e avisa o condutor para a transposição involuntária.