Primeiras impressões

BMW i3: o primeiro automóvel 100% elétrico da marca

31 dezembro 2014 Arquivado

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O BMW i3 passou com boas notas na nossa prova. Revela um ótimo desempenho na estrada, mas apenas garante 145 quilómetros de autonomia. Com 4 estrelas no teste de colisão, surpreende ao falhar a pontuação máxima.

Segurança na mira

O BMW i3 apenas arrecadou 4 estrelas nos testes de colisão mais recentes do Euro NCAP. Conseguiu 86% de eficácia na proteção dos passageiros adultos, 81% no caso das crianças, 57% para os peões e 55% nos sistemas de segurança. O BMW i3 não repete assim a proeza do BMW Série 1 e BMW Série 5 que já conduzimos.
O BMW i3 recebeu uma avaliação de 4 estrelas e falhou a pontuação máxima.
O BMW i3 recebeu uma avaliação de 4 estrelas e falhou a pontuação máxima.

Ocupantes adultos
O habitáculo permaneceu estável no choque frontal. O resultado nos manequins indica uma boa proteção ao nível dos joelhos e fémur do condutor e passageiro. BMW i3 garante um nível idêntico de proteção aos ocupantes de diferentes dimensões e sentados nas várias posições.

No teste da colisão lateral, o BMW i3 conseguiu a nota máxima com uma boa segurança. Já no teste mais exigente do poste revelou uma proteção fraca ao nível do peito. Os bancos e os encostos de cabeça garantem a proteção mínima contra lesões cervicais no caso de sofrer uma colisão traseira.

Crianças
O BMW i3 atingiu a pontuação máxima na proteção de crianças com 18 meses e 3 anos. O airbag do passageiro frontal pode ser desativado para permitir o uso de uma cadeira voltada para trás no banco. Mas a informação prestada ao condutor sobre o estado do airbag não é clara.

Proteção para peões e assistência à segurança alvo de críticas
O para-choques conseguiu a pontuação máxima ao nível das pernas dos peões no caso de impacto. Contudo, a parte frontal do capô revelou uma má proteção para os peões e não obteve qualquer ponto. A base e as partes laterais do vidro frontal são as ameaças mais sérias, sobretudo ao nível da cabeça.

O controlo eletrónico de estabilidade de série cumpre os requisitos do teste Euro NCAP. O BMW i3 emite um aviso para colocar os cintos de segurança à frente, mas não atrás. O sistema de segurança pode informar o condutor para adaptar a velocidade à que é permitida na estrada em que circula, mas o equipamento não garante a qualidade mínima exigida.

Veja o vídeo com os momentos decisivos no teste de colisão.