Automóveis mais inteligentes em 5 tendências

Os carros já sabem falar, ler gestos e conduzir sem intervenção humana. Depois da CES de Las Vegas, rica em inovações, vamos até Genebra, na Suíça, para acompanhar a revolução tecnológica no mundo automóvel.
Las Vegas e Genebra estão separadas por 10 mil quilómetros. Mas partilham o apetite para mostrar o que podem esperar os consumidores dos carros no futuro. Na última CES, assistimos a um recorde de fabricantes de automóveis entre as centenas de expositores. Cada vez mais dependentes da eletrónica, os carros novos são autênticos computadores sobre rodas.
Destacamos as 5 tendências que marcam o mundo automóvel:
- condução autónoma;
- faróis laser;
- comandos controlados por gestos;
- ecrã projetado no para-brisas (também conhecido por head-up display);
- sistemas multimédia integrados de infoentretenimento.

Quase todas as marcas apostam no desenvolvimento de uma solução para condução autónoma. Não se trata apenas de melhorar o sistema de estacionamento automático em cenários muito difíceis. Os avanços mais recentes vão muito mais longe. A Audi já demonstrou vários equipamentos para condução autónoma em pista e em estradas com trânsito real.
Audi, BMW, Mercedes e Volkswagen seguem na linha da frente com carros de demonstração que garantem uma parte ou a totalidade da experiência de condução. A Audi e a Volvo revelam ambições mais fortes e prometem preparar-se até ao final de 2017 para entregar nas mãos dos consumidores carros capazes de fazer a condução autónoma.

Laser, OLED e companhia: a guerra das luzes
A Audi e a BMW travam um combate muito vivo. Ambas garantem que os faróis laser são mais pequenos, potentes e eficientes e proporcionam o dobro do alcance face à iluminação convencional. A iluminação é um fator-chave para liderar no futuro. A Audi acaba de anunciar a criação de um novo departamento, o qual chamou de centro de competências da iluminação. Para a marca, este nome pomposo é a melhor forma de assumir que “a luz é um meio vital de informação”. A Audi “passou a perna” à BMW ao apresentar o primeiro carro do mundo com faróis a laser. O Audi R8 foi o escolhido. Tem LED de série, mas propõe as luzes de estrada (os máximos) a laser como opcional. A iluminação foi o primeiro elemento conhecido do carro. A apresentação está marcada para o salão automóvel de Genebra, onde vamos seguir as novidades de 2 a 5 de março.

Basta rodar o dedo para ouvir em alto e bom som
No comando das funções por gestos, há uma linha que separa as novas tecnologias reais daquilo que os construtores inventam como gadgets só para provar que é possível. O comando por gestos é um exemplo da última tendência. Um comando rotativo do dedo aumenta o volume do rádio. Mas algumas aplicações impressionam, como no caso da Volkswagen, onde fazer a onda com as mãos serve para abrir o teto panorâmico. O painel da 8.ª geração do Volkswagen Golf passará a incluir três ecrãs: um destes monitores serve para ler movimentos gestuais. A BMW também já anunciou vários progressos na adoção do comando gestual. Brevemente teremos muitas notícias para partilhar.

