Notícias

Skoda Citigo: pronto para vencer na cidade

09 maio 2013 Arquivado
skoda citigo

Arquivado

O Skoda Citigo é um citadino seguro e espaçoso à frente. Pena que a mala se apresente tão descascada. Com chave na mão, custa a partir de 9990 euros.

Segurança máxima

O pequeno motor de um litro com 75 cavalos do Skoda Citigo não recusou os desafios mais complicados, mesmo deslocações íngremes.

Com um pacote de série muito completo, o Skoda Citigo recebeu a pontuação máxima de 5 estrelas nas provas de colisão do EuroNCAP. Entre os opcionais, destacamos a travagem de emergência assistida. Esta ajuda a evitar acidentes na cidade. É ativada automaticamente a velocidades de 5 a 30 km/h. Utiliza um sensor laser na parte superior do para-brisas que deteta o risco de colisão até 10 metros à frente. O assistente encarrega-se de preparar os travões e efetuar a imobilização automática.

Menos conforto atrás: só há espaço para ocupantes até 1,65 m de altura.
Menos conforto atrás: só há espaço para ocupantes até 1,65 m de altura.
A bagageira garante 200 litros. Se rebater os bancos, conta com 430 litros.
A bagageira garante 200 litros. Se rebater os bancos, conta com 430 litros.

A bordo do Skoda Citigo, medimos uns consideráveis 71 decibéis em velocidades elevadas. A banda sonora do motor faz-se notar em rotações mais elevadas. O motor prima pela suavidade, mas na preguiça das 2 mil rotações produz vibrações evidentes. A caixa manual de 5 velocidades cumpre e proporciona trocas rápidas. A marcha-atrás revela ser mais exigente do que o esperado. 

A 100 km/h, o Skoda Citigo precisa de 36,3 metros até ficar totalmente imobilizado. A direção é muito precisa e garante um bom contacto com a estrada. Nalguns momentos do ensaio, a direção pareceu-nos pesada. Mas, no balanço geral, a direção satisfaz e reage com rapidez, mesmo nos obstáculos a evitar em velocidade. Contudo, o diâmetro de viragem é demasiado amplo. O registo que medimos de 10 metros deixa um pouco a desejar para um automóvel desta categoria.

Um motor competente aliado ao ar condicionado por € 11 590 fazem do Skoda Citigo um gigante face à concorrência. Na prova dos consumos, em média, o Skoda Citigo gastou 5,4 litros de gasolina aos 100 quilómetros. Dentro da cidade, a média sobe para 6,1 litros e em autoestrada marca os 6,4 litros aos 100 quilómetros.

Mala suficiente para sacos de compras e volumes pequenos, mas parcialmente sem forro.
Mala suficiente para sacos de compras e volumes pequenos, mas parcialmente sem forro.