Notícias

Salão automóvel de Frankfurt: 33 campos de futebol com 219 estrelas mundiais

16 setembro 2015 Arquivado
Salão automóvel de Frankfurt

16 setembro 2015 Arquivado

Estamos no salão automóvel de Frankfurt, na Alemanha, para conhecer ao vivo todas as novidades. À nossa espera, temos 219 estreias mundiais. Mini Clubman, Opel Astra, Renault Mégane, Renault Talisman Sport Tourer e Jaguar F-Pace são as estrelas principais deste palco.

Com 115 anos de história, o salão automóvel de Frankfurt é o mais internacional e o mais antigo do mundo. Faz parte do top 5 dos salões mundiais. A 66.ª edição abre agora as portas ao público e decorre até 27 de setembro. Está confirmada a estreia de 219 automóveis novos e concept cars, que serão apresentados em 1103 standes de 39 países, uma área equivalente a 33 campos de futebol. No final do primeiro dia, mais de 10 quilómetros depois, as pernas da nossa equipa de reportagem começam a ceder.

Enquanto as estreias não chegam a Portugal, consulte o preço e os resultados dos nossos testes a 230 modelos.

A febre dos SUVs continua muito alta. Atrevidas, as marcas apostam cada vez mais na mobilidade elétrica, na crescente interação com tablet e smartphone e nas tecnologias de condução autónoma para seduzir o consumidor. A Porsche estreia o Mission E, um concept car desportivo totalmente elétrico. Com uma potência equivalente de 600 cv, promete uma autonomia superior a 500 km e ameaçar a armada da Tesla. A marca diz que só precisa de 15 minutos para carregar 80% da bateria. A nossa equipa já mergulhou nesta visão do futuro. Com casa cheia no stande da marca, não foi nada fácil conseguir o primeiro contacto. 

A Porsche estreia o Mission E, um concept car desportivo totalmente elétrico, e a nossa equipa teve o primeiro contacto com o modelo.
A Porsche estreia o Mission E, um concept car desportivo totalmente elétrico, e a nossa equipa teve o primeiro contacto com o modelo.
Família, SUVs e conectividade com prioridade máxima
São 219 modelos novos em estreia no palco germânico: dos novíssimos crossover Ford Edge e Jaguar F-Pace aos renovados Kia Sportage, VW Tiguan e à nova Talisman Sport Tourer da Renault. O programa do espetáculo inclui ainda vários familiares de peso que foram totalmente renovados de corpo e alma para travar um combate muito renhido. É o caso do Renault Mégane e do Opel Astra. Frankfurt exibe propostas para todos os consumidores.

A nova geração do Astra não apareceu sozinha. Fez-se acompanhar da variante Sports Tourer que chega aos standes nacionais a partir de novembro. Tem por base uma nova arquitetura de baixo peso. A nova geração oferece mais espaço para ocupantes e bagagem. À frente, o condutor e o passageiro dispõem de mais 26 mm em altura. Atrás, tem um acréscimo de 28 mm em espaço.
Ford Edge, uma estreia mundial na rampa de lançamentos de Frankfurt.
Ford Edge, uma estreia mundial na rampa de lançamentos de Frankfurt.
A Opel guardou outro trunfo. Destacamos o Opel OnStar, que garante assistência permanente em viagem e em caso de emergência. O novo Opel Astra foi criado a partir de uma folha em branco e surge com motores da mais recente geração. Oferece inúmeros equipamentos de segurança e de conforto.

A Citroën apresenta a sua visão do automóvel através de dois concepts: o Cactus M e o Aircross. O primeiro é adaptação fresca e enérgica do C4 Cactus. Orientado para o lazer, recupera o estado de espírito do mítico Méhari. O segundo é a interpretação de um SUV pela marca para o futuro.

Outra das grandes estrelas do salão é a 4.ª geração do Renault Mégane, 20 anos depois do seu lançamento. Distingue-se pelas linhas dinâmicas e pela expressiva identidade luminosa quer na dianteira quer na traseira. O novo Mégane exibe uma nova face dianteira com o grande logótipo. Na traseira, a assinatura luminosa transversal, visível de noite e de dia, prolonga a perceção de largura do automóvel.
A tecnologia OLED saltou dos televisores para os carros.
A tecnologia OLED saltou dos televisores para os carros.
Design ao serviço da funcionalidade e da aerodinâmica, um convite a viajar.
Design ao serviço da funcionalidade e da aerodinâmica, um convite a viajar.
As promessas do futuro à vista de todos
A organização apostou ao máximo na inovação e prometeu dar visibilidade às últimas tendências da condução autónoma e ligada à Internet. Em Frankfurt, o futuro pode finalmente ser visto e experimentado por todos. Cada vez mais inteligentes, os carros interligados comunicam com o exterior e todos os utilizadores da estrada. Estacionam sem ação do condutor, alertam-no para problemas de trânsito em tempo útil e evitam acidentes. No futuro, conduzir será uma experiência muito mais segura e confortável.
Só a Mercedes ocupou 2 campos de futebol.
Só a Mercedes ocupou 2 campos de futebol.
O salão de Frankfurt confirma as nossas suspeitas: com os carros e os smartphones cada vez mais integrados numa só unidade, o automóvel começa a assumir-se como uma plataforma móvel de comunicação. Um quarto dos carros novos já inclui ligação à Internet e em 2 anos este número aumentará para 80%. Depois das novidades na feira eletrónica em Las Vegas e dos testes no salão de Detroit, Frankfurt é o primeiro palco com todas as tendências em demonstração.

As marcas prepararam testes para revelar como a conectividade e a condução autónoma podem melhorar a segurança. Entre os sinais do futuro, destacam-se os carros que travam de modo automático se um peão se atravessar de repente e a direção assistida capaz de evitar obstáculos de emergência. Outra mais-valia foi demonstrada no parque de estacionamento. O carro descobre um lugar vazio e estaciona em áreas muito reduzidas, bastando ao condutor pressionar um comando no smartphone.
A PROTESTE marca presença para acompanhar as últimas tendências na área automóvel.
A PROTESTE marca presença para acompanhar as últimas tendências na área automóvel.

Imprimir Enviar por e-mail