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Quadriciclos colocam os condutores em perigo de vida

06 maio 2016 Arquivado
testes segurança carros

06 maio 2016 Arquivado

O mercado dos quadriciclos, conhecidos por serem sobretudo conduzidos por idosos, pouco melhorou desde os últimos testes de 2014. O equipamento de segurança é fraco e põe em risco a vida dos ocupantes em caso de colisão.

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Os resultados do teste de impacto ao Aixam Crossover GTR, ao Microcar M.Go Family (ambos à venda em Portugal), ao Chatenet CH30 (em Portugal apenas se comercializam os modelos CH26 e CH32) e ao Bajaj Qute, mostram que ainda há problemas elementares neste segmento. Foram usados os mesmos protocolos de 2014 para testar os quatro quadriciclos e apesar de algumas viaturas terem melhor desempenho do que outras, o nível de segurança é, no geral, muito baixa, podendo levar a sérios riscos em caso de colisão.

Os quadriciclos são parecidos com pequenos carros citadinos e são capazes de competir nas vendas. O seu desempenho em testes da Euro NCAP está muito abaixo de um automóvel de passageiros de tamanho similar, que pode ser comprado em segunda mão a preços mais baixos.

Os testes aplicados aos quadriciclos não são tão severos como aqueles que são feitos aos veículos ligeiros. São realizados dois testes de colisão à escala real: uma colisão frontal a 50 km/h contra um elemento deformável e um teste de impacto lateral, também a 50km/h em que uma barreira deformável embate de lado no veículo.

O teste frontal é feito contra um elemento deformável, a 50 km/h.
Os testes de colisão são feitos à escala real de 50 km/h.
Os últimos resultados continuam tão maus como há dois anos e é essencial que os padrões mínimos de segurança sejam postos em prática. Os consumidores devem estar cientes destas deficiências de segurança, especialmente quando comparados com carros de passageiros de tamanho idêntico.

Testamos a segurança através do Euro NCAP, Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos. Este realiza os testes de colisão, sob a égide da International Consumer Research and Testing, da qual somos parceiros desde o primeiro dia.

Os quadriciclos são veículos com peso, sem carga, não superior a 400 quilos, ou 550 quilos no caso dos veículos destinados ao transporte de mercadorias, sem contar com a carga das baterias, no caso de veículos elétricos. Para os conduzir, é necessário carta de categoria B1 ou categoria B (ligeiros) e um seguro automóvel específico.


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