Notícias

Proteção dos dados não é prioridade para todas as marcas de automóveis

Truques para proteger a privacidade em 11 automóveis

Sabe quais são os dados que o automóvel guarda? E como apagá-los? Explicamos as principais características dos carros testados e os passos para garantir a privacidade.

Opel Ampera-e

No modelo alemão pode desativar a partilha da localização e bastam apenas quatro passos para apagar a informação recolhida do smartphone. O menu “Delete” pode ser encontrado na separador “Phone”. Depois de apagar os dados e reconetar o smartphone, não encontrámos diferença alguma no tempo que os dados demoraram a ser importados, o que indica uma limpeza total.

Nissan Leaf ZE01

O Nissan Leaf obriga a cumprir sete passos para apagar a informação do smartphone. Apesar de o menu “Delete” se encontrar na tab “Bluetooth”, acessível no menu principal, as descrições das opções não são autoexplicativas. Tal como no Opel, não houve diferença significativa no tempo de importação dos contactos entre a primeira e segunda importações. O manual oferece uma lista muito detalhada dos dados recolhidos, mas não encontrámos qualquer função específica para bloquear a partilha de localização. Pode rejeitar-se o aviso de recolha de dados que surge no arranque, mas não há como saber se isso nega os pedidos de localização.

Renault ZOE ZE50 e Renault Mégane

Os modelos franceses exigem oito passos para apagar a informação do smartphone. É possível impedir a recolha da localização sempre que se liga o carro, mas a notificação desaparece em breves segundos. Nota positiva para o manual, que oferece instruções valiosas para apagar os dados quando devolver ou se preparar para vender o carro.

Hyundai i30

Depois de procurar bastante, conseguimos encontrar o menu para apagar os dados em “Device settings”. No total, são precisos oito passos para completar a operação. Apresenta poucas instruções e é necessário uma ligação à Internet e um leitor de QR Code para aceder ao manual. Tal como nos restantes, depois de apagar os dados, não notamos diferenças no tempo necessário para uma segunda importação.

Suzuki Across 2.5 PHEV

A estrutura de menus do híbrido nipónico é amiga do utilizador e a navegação é intuitiva: requer cinco passos para limpar a informação armazenada. Não foram encontradas diferenças entre o tempo necessário para a primeira e segunda importação de dados.

Seat Ateca

O menu do SUV espanhol oferece várias configurações sofisticadas de privacidade. São seis os passos que o separam dos seus dados. Para apagar, tem de entrar no menu “Settings” e depois no “Device management”.

Volkswagen Golf 8 GTE

Com configurações e operação do sistema em tudo similares às do Seat Ateca, o Volkswagen Golf não oferece um manual de utilizador e nem todas as línguas estão disponíveis na versão online. Ainda assim, os conselhos sobre a informação que deve apagar antes de se desfazer do veículo revelam-se bastante úteis.

Volkswagen e-up!

O elétrico alemão transforma o smartphone no centro de comando do sistema de infoentretenimento, daí que a ligação seja muito abrangente. Apesar disso, são precisos oito passos para conseguir apagar a informação, um total que, aliado às menores dimensões do ecrã do smartphone, torna o processo mais demorado e complicado. A informação sobre o que apagar é útil e não há diferença entre o tempo necessário para importar contactos antes e depois da desinstalação. O manual alerta para a necessidade de obter o acordo dos passageiros antes de ativar os serviços de localização.

Mazda MX-30

Depois de dados os sete passos necessários encontramos o submenu “Delete”, no menu “Phone”, dentro de uma navegação bastante intrincada. Depois de apagar e reativar a ligação ao smartphone, não há diferenças no tempo necessário para importar contactos.

Honda e

Precisa de cinco passos para chegar à opção “Delete”, dentro do menu “Phone”, e apagar a informação aí guardada. É possível desativar os serviços de localização diretamente quando o sistema se inicia. Não há diferenças entre o tempo de importação de contactos antes e depois de uma desinstalação.