Notícias

Peugeot 308 SW: chegou, viu e venceu

05 novembro 2014 Arquivado
Peugeot 308 SW

Arquivado

A Peugeot 308 SW conquistou uma boa avaliação global e é uma das nossas recomendações para a família. O preço a partir de € 23 400 ajuda na rota do sucesso.

Muito espaço, pouca vista

Entre os equipamentos opcionais, recomendamos o pack de segurança com alerta de risco de colisão e travagem automática de emergência por 500 euros. O sistema de vigilância de ângulos mortos é também um bom apoio.
Atrás, a Peugeot 308 SW recebe passageiros até 1,85 m.
Atrás, a Peugeot 308 SW recebe passageiros até 1,85 m.
A falta de visibilidade é um dos principais pontos críticos.
A falta de visibilidade é um dos principais pontos críticos.

Os obstáculos são fáceis de detetar à frente. Apreciámos os faróis LED e a iluminação da estrada é boa. Dentro da Peugeot 308 SW, a visibilidade global é fraca, sobretudo no final da traseira. A câmara traseira ajuda, mas não funciona muito bem à noite: a imagem é demasiado escura e pouco nítida.

Os pilares junto ao tejadilho são amplos e os elevados encostos traseiros de cabeça não rebatem completamente, afetando a visibilidade. O campo de visão no espelho interior é muito restritivo.

Atrás, o banco central serve apenas para pequenos trajetos. Os vidros amplos e o teto panorâmico em vidro opcional (€ 550) ajudam a criar um ambiente arejado.

A mala é muito generosa: aqui cabem 430 litros. Oferece mais 100 litros que o carro no formato regular. Se precisar de um pronto-socorro para uma mudança, pode encher a mala até ao teto com 1340 litros.

A porta exige esforço para abrir e fechar. O acesso ao piso de carga situa-se apenas a 62 cm do chão.
A porta exige esforço para abrir e fechar. O acesso ao piso de carga situa-se apenas a 62 cm do chão.
Com os bancos rebatidos, a capacidade aumenta para 835 litros.
Com os bancos rebatidos, a capacidade aumenta para 835 litros.
Com boas zonas de arrumação, a mala é muito espaçosa.
Com boas zonas de arrumação, a mala é muito espaçosa.

É muito fácil rebater os bancos, mesmo quando a operação é feita a partir de trás nos comandos laterais. Dispõe de uma pequena zona de arrumação nas alas e por baixo do piso da mala.

A Peugeot 308 SW absorve bem os movimentos da carroçaria tanto durante a travagem, como na aceleração, mesmo em curvas rápidas. O sistema de ventilação e de aquecimento garante uma boa resposta num tempo aceitável. Apresenta duas zonas automáticas com comandos independentes para o condutor e o passageiro.

A suspensão é confortável. As viagens longas serão um momento de prazer.
A suspensão é confortável. As viagens longas serão um momento de prazer.

O desempenho do motor de 3 cilindros é mais do que suficiente para a condução diária. Qualquer rampa é fácil de superar, se contar com a ajuda no arranque em inclinação, que pressiona o travão durante 2 segundos. A caixa de 6 velocidades é exemplar: a mudança certa está disponível em qualquer velocidade. O sistema start/stop desta carrinha não acusa imperfeições.

O diâmetro de viragem que medimos de 11,2 m é aceitável e os travões são muito eficientes. A 100 km/h, precisa de 35,9 metros até ficar imobilizada.