Notícias

Opel Insignia: evolução em espaço e tecnologia

Mais tecnologia, incluindo internet por 4G, menos peso e mais espaço. Já conduzimos o novo Opel Insignia, à venda desde 28 680 euros.

30 agosto 2017
Opel Insignia

Opel

Quando foi lançado em 2008, o Opel Insignia mudou a face da marca alemã. Depois do restyling de 2014, o novo Opel Insignia chega com uma elegância convincente e muita tecnologia. O objetivo é dar-lhe o ar de grande coupé, sobretudo na berlina Grand Sport.

O Opel Insignia já entrou no nosso centro de testes e, em breve, publicaremos o veredicto dos especialistas. Se precisa de ajuda para escolher, siga o teste a mais de 260 carros.

Please fill the source and the alt text 
Com motor a gasolina, a versão mais acessível do Opel Insignia Grand Sport custa 28 680 euros.
Conduzimos a carrinha Opel Insignia, que cresceu e ostenta agora 4,99 m de comprimento. Visa superar em espaço os rivais como o Ford Mondeo, o Mazda 6 e o Renault Talisman. Estamos a fazer todas as medições necessárias para verificar se esta ambição se reflete no espaço real.

O habitáculo nunca foi tão amplo e espaçoso à frente e atrás. A marca anuncia que a bagageira tem 560 litros (bem maior do que os 490 litros da berlina). Estes valores serão alvo de avaliação no laboratório. A bagageira inclui também abertura facilitada e automática, com a passagem do pé por baixo do para-choques traseiro.

O interior é sóbrio e moderno. O sistema multimédia IntelliLink está mais intuitivo, deixando cair vários botões. Já o painel de instrumentos passou a ter um ecrã de dimensões razoáveis.

Please fill the source and the alt text 
O ecrã tátil ocupa uma posição mais importante, substituindo vários botões.
Please fill the source and the alt text 
A Opel anuncia que a mala oferece mais 130 litros do que na 1.ª geração.
Há ainda tecnologia relevante como head up display, câmara de 360 graus, regulador de velocidade adaptativo, aviso de transposição de faixa, alerta de veículo no ângulo morto e luzes LED Matrix IntelliLux, entre outros. Destacamos o popular OnStar, que funciona como assistente pessoal (ao carregar num botão) e como hotspot de wi-fi 4G no carro. Na nossa experiência, o sistema de wi-fi permitiu uma ligação fácil ao telemóvel, mas tivemos dificuldades em aceder à internet em alguns períodos.

Uma carrinha de quase 5 metros é um gigante na estrada, mas a Opel Insignia Sports Tourer perdeu 200 kg face ao modelo anterior. Com a ajuda do aumento da distância entre eixos e das vias mais largas, é de esperar uma boa estabilidade nas curvas e uma agilidade global notável. Com motor a gasolina 1.5 turbo de 140 cavalos, a versão mais acessível do Opel Insignia Grand Sport custa desde 28 680 euros.

Please fill the source and the alt text 
O Opel Insignia Grand Sport, com o motor 1.6 turbo a gasóleo de 110 cv, arranca nos 30 980 euros.

Please fill the source and the alt text 
A carrinha Opel Insignia Sports Tourer custa desde 30 030 euros.

Fizemos mais de 1000 km ao volante da versão com o motor 2.0 litros turbodiesel de 170 cavalos. A unidade que guiámos estava a fazer os primeiros quilómetros, sendo difícil tirar conclusões definitivas sobre o consumo. Promete 5,3 l/100 km, mas, numa condução entre cidade e autoestrada, fizemos médias nos 7 l/100km. Aguardamos com expectativa pelas medições em laboratório. No primeiro contacto, a caixa manual de seis velocidades revelou  suavidade, precisão e um bom comportamento quando queremos aumentar o ritmo da condução.