Notícias

Opel Corsa: campeão de vendas mais dinâmico e divertido de conduzir

08 janeiro 2015 Arquivado
Opel Corsa: campeão de vendas mais dinâmico e divertido de conduzir

08 janeiro 2015 Arquivado

O novo Opel Corsa chega aos standes este mês e nós já o conduzimos. O equipamento de base e o desempenho na estrada são os principais trunfos para responder à concorrência. A gasolina, custa desde 14 490 euros.

Rico em inovação

O novo Opel Corsa tem tudo para seguir na rota de sucesso das gerações anteriores. Além de novas linhas exteriores e do novo habitáculo, a dinâmica foi muito melhorada. Recentemente estreado no Opel Adam, o motor tricilíndrico 1.0 turbo com injeção direta faz parte da mais recente geração de motores da Opel. Destacamos também a entrada de uma variante totalmente revista do 1.3 CDTI com 95 cavalos. É a versão anunciada como a mais económica, com caixa manual de 5 velocidades.

Na secção dianteira, destacam-se faróis com luzes diurnas em LED em forma de asa e uma grelha atravessada por uma barra cromada com o logótipo Opel. A secção traseira é simples e exibe um porte mais volumoso. Os grupos óticos horizontais acentuam a largura do carro.

No cockpit, os comandos são ergonómicos e acessíveis.
No cockpit, os comandos são ergonómicos e acessíveis.
Os designers conseguiram linhas fluidas e detalhes vincados.
Os designers conseguiram linhas fluidas e detalhes vincados.
O tabliê exibe longas linhas horizontais. Consoante o nível de equipamento, na consola central, surge o ecrã tátil a cores de 7 polegadas do IntelliLink, o sistema de informação e entretenimento da Opel que pode ligar a dispositivos móveis. Compatível com iOS e Android, o IntelliLink aceita comandos de voz. A utilização é algo complexa. Os controlos obrigam a uma elevada precisão no toque. O teto tem luz à frente, mas não atrás. Único ponto negativo: os botões da unidade do ar condicionado surgem numa posição muito baixa e obrigam a ajustes frequentes, o que distrai o condutor. No teste do aquecimento, o ar condicionado demorou muito tempo a garantir uma temperatura agradável atrás.
A parte inferior das portas e a zona mais baixa do painel têm plásticos frágeis.
A parte inferior das portas e a zona mais baixa do painel têm plásticos frágeis.

Há espaço para melhorias na construção. As portas apresentam 3 posições de travão, mas este é pouco fiável se parar e quiser sair numa rampa. O ângulo de abertura é muito amplo, mas a primeira posição é pouco prática para parques mais apertados.

Dentro do Opel Corsa, o condutor tem uma visibilidade global satisfatória. Os pilares traseiros poderiam ser menos amplos e os obstáculos atrás mais fáceis de identificar se o vidro traseiro não morasse numa posição tão elevada. Ainda assim, temos uma boa perceção da frente e da traseira do carro.

A visibilidade global agrada.
A visibilidade global agrada.