Notícias

Opel Corsa: campeão de vendas mais dinâmico e divertido de conduzir

08 janeiro 2015 Arquivado
Opel Corsa: campeão de vendas mais dinâmico e divertido de conduzir

08 janeiro 2015 Arquivado

O novo Opel Corsa chega aos standes este mês e nós já o conduzimos. O equipamento de base e o desempenho na estrada são os principais trunfos para responder à concorrência. A gasolina, custa desde 14 490 euros.

Receita da 5.ª geração

À frente, o habitáculo tem espaço de pernas suficiente para ocupantes até 1,90 metros e aceita mesmo ocupantes mais altos. A largura é também generosa. Atrás, prepare-se para as queixas dos passageiros. É tudo muito apertado. Aceita ocupantes até 1,80 m de altura. O banco central traseiro não é nada confortável.
Espaço à frente para utilizadores até 1,90 m.
Espaço à frente para utilizadores até 1,90 m.
A bagageira tem capacidade para 235 litros com os bancos no sítio.
A bagageira tem capacidade para 235 litros com os bancos no sítio.

Na mala do Opel Corsa, cabem 235 ou 335 litros de carga, se remover a chapeleira. Com os bancos rebatidos, a capacidade da mala do Opel Corsa mais do que duplica: aumenta para 560 litros. Se precisar de um pronto-socorro para uma mudança pontual, pode encher a mala até ao teto com 960 litros. Ao retomar a posição original dos bancos, os cintos de segurança podem ficar presos. O piso de carga mora a 71 cm da estrada. O acesso à mala é bom e os objetos são fáceis de alcançar, mas esta não oferece zonas de arrumação para pequenos objetos. Os utilizadores mais altos devem ter cuidado com a cabeça nos cantos do fecho e da porta.

O novo Opel Corsa é mesmo muito fácil de conduzir. Na utilização diária, nunca acusou falhas ou falta de resposta. O indicador das velocidades apenas sugere as mudanças quando é preciso aumentar, mas nada aponta sobre as reduções.

Garante uma condução estável, mas a direção não é perfeita. Os movimentos mais bruscos provocam um ligeiro deslize do carro antes do controlo lateral do eixo traseiro entrar em ação. A direção é muito leve e, por vezes, sentimos falta de mais contacto com a estrada. A direção pode obrigar a ajustes frequentes para manter a rota desejada.

O diâmetro de viragem medido é muito amplo.
O diâmetro de viragem medido é muito amplo.
Ao volante do Opel Corsa, as manobras não exigem esforço, mas o diâmetro de viragem que medimos de 11,1 m é demasiado elevado para esta família de carros. A distância de travagem é ótima: a 100 km/h, o Opel Corsa precisa apenas de 36,6 metros até ficar imobilizado. Está pronto para qualquer travagem de emergência mesmo em curvas. Em velocidades elevadas, medimos quase 70 decibéis dentro do Opel Corsa. É um registo ainda aceitável.
Boa nota no consumo e nas emissões.
Boa nota no consumo e nas emissões.
No consumo, medimos um registo notável. Em média, a versão que conduzimos gasta apenas 4 litros de gasóleo aos 100 quilómetros em percursos mistos.