Notícias

Opel Astra tem tudo para vencer em 2016

01 março 2016 Arquivado

01 março 2016 Arquivado

O Opel Astra conquistou o galardão de Carro do Ano 2016. No nosso teste, revelou bons trunfos: ágil, espaçoso, seguro e agradável de conduzir. Com o motor 1.0 a gasolina de 105 cavalos, custa desde 20 970 euros. Se preferir a gasóleo, o 1.6 CDTI de 110 cavalos arranca nos 24 720 euros.

Montra de tecnologias

O Opel Astra marca o início de uma nova era para a marca. O resultado é notório nas operações a bordo. Foram bastante melhoradas. A consola central está menos pesada.

O Opel Astra foi o modelo escolhido pela marca para relançar o OnStar. A completar 20 anos, o sistema OnStar chega ao Astra com novas funcionalidades, assistência em viagem, emergência e ligação à Internet. Este opcional custa 490 euros.

Gostámos do ecrã tátil. Prático, lógico e amplo, concentra a maioria das funções.
Gostámos do ecrã tátil. Prático, lógico e amplo, concentra a maioria das funções.

O Opel Astra traz ainda a nova geração do infoentretenimento IntelliLink (desde € 600), pronto para integrar o smartphone, e a nova câmara dianteira com funções melhoradas no reconhecimento de sinais de trânsito, na manutenção de faixa e no alerta de colisão com travagem automática de emergência.

O Opel Astra marca a estreia absoluta dos faróis IntelliLux LED. Aumentam a fatura em 1350 euros. Esta iluminação permite conduzir fora das zonas urbanas sempre com máximos que não encadeiam. Adapta de modo automático o comprimento e a distribuição dos feixes luminosos a cada situação do trânsito.

Apreciámos o sistema do ar condicionado. Com um desenho claro, aparece numa posição mais elevada. Já o velocímetro e o painel das rpm são muito pequenos e algo difíceis de ler. À frente, o habitáculo apresenta poucas zonas de arrumação. Ainda assim, as portas recebem garrafas de 1,5 litros.

Teste a oito sistemas de GPS

Nas nossas viagens, a suspensão foi um dos pontos que mais nos surpreendeu pela positiva. Proporciona um excelente conforto e absorve sem problema as lombas mais longas. Só acusa uma maior sensibilidade nos buracos, mesmo num ritmo lento.

O novo Opel Astra é também muito silencioso. Em ritmos mais acelerados, medimos 68 decibéis. O motor de 3 cilindros é suave e discreto, mas oferece toda a agilidade necessária. No modelo que ensaiámos, poucos acreditam que tem apenas 105 cavalos.

O sistema start & stop do Opel Astra é fiável e eficiente. Para ligar o motor, não basta pisar e aliviar o pedal da embraiagem. O condutor tem de libertar o pedal do travão. Esta solução mantém o motor mais tempo adormecido e proporciona poupanças adicionais.