Notícias

Opel Astra tem tudo para vencer em 2016

01 março 2016 Arquivado

01 março 2016 Arquivado

O Opel Astra conquistou o galardão de Carro do Ano 2016. No nosso teste, revelou bons trunfos: ágil, espaçoso, seguro e agradável de conduzir. Com o motor 1.0 a gasolina de 105 cavalos, custa desde 20 970 euros. Se preferir a gasóleo, o 1.6 CDTI de 110 cavalos arranca nos 24 720 euros.

Mais espaço para todos

Com a exceção da secção superior, o painel inteiro do Opel Astra é feito de plásticos duros. As palas do sol usam um plástico frágil. Penalizámos a falta de proteção inferior para o motor e para a carroçaria.

Dentro do Opel Astra, a visibilidade deixa um pouco a desejar, sobretudo atrás, onde o pilar é demasiado largo. Gostámos da câmara traseira, do apoio dos sensores de estacionamento, dos faróis LED e da iluminação em curva. São bons opcionais, mas aumentam a fatura.

Construção e materiais com nota satisfatória.
Construção e materiais com nota satisfatória.

À frente ou atrás, é fácil entrar e sair do carro. Apreciámos as portas grandes atrás e o elevado ângulo de abertura. Os bancos frontais exibem um grande ajuste em altura. Infelizmente, o banco do passageiro à frente não pode ser rebatido.

O habitáculo à frente é muito espaçoso. A altura e a largura fazem a diferença na categoria dos carros familiares. O conforto dos bancos impressiona. Recebem na perfeição ocupantes com 2 metros de altura. Atrás, também gostámos muito do espaço disponível. O novo Opel Astra é 5 cm mais curto e 2,5 cm mais baixo do que o antecessor, mas oferece mais espaço.

Conforto total atrás para passageiros até 1,90 m de altura.
Conforto total atrás para passageiros até 1,90 m de altura.
Os bancos ergonómicos AGR são um equipamento opcional do Opel Astra. Estão entre os melhores que existem nesta família de carros. Com múltiplos ajustes, apoios extensíveis e bem contornados, recomendamos a opção. Conjugam pela primeira vez massagem, memória de regulações, ventilação e ajuste do apoio lateral. Os bancos atrás já não agradam tanto. A fila traseira começa a perder pontos, se for lotada com 3 passageiros.
Medimos 335 litros de capacidade. Se rebater os bancos, transporta 705 litros.
Medimos 335 litros de capacidade. Se rebater os bancos, transporta 705 litros.

A bagageira do Opel Astra oferece uma capacidade razoável dentro desta categoria de carros. Em laboratório, medimos 335 litros. Se rebater os bancos, conta com 705 litros. Uma vez rebatidos, os bancos funcionam como um degrau e o piso não fica totalmente plano. Ao levantar os bancos traseiros, os cintos podem ficar presos. Para uma utilização ocasional até ao teto, pode carregar 1125 litros.