Notícias

O maior encontro de carros elétricos de sempre

A nossa equipa marcou presença na 9.ª edição do Encontro Nacional de Veículos Elétricos para acelerar a mobilidade elétrica.

  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão e António Souto
  • Texto
  • Nuno César
26 agosto 2021
  • Dossiê técnico
  • Alexandre Marvão e António Souto
  • Texto
  • Nuno César
Expositor da DECO PROTESTE no Encontro Nacional de Veículos Elétricos.

4See/Sérgio Azenha

Entrada livre, carros elétricos, motas, bicicletas, soluções de carregamento, atividades para a família, test-drives e a equipa da DECO PROTESTE para esclarecer qualquer dúvida e dar voz às exigências do consumidor: estes são os ingredientes de uma receita de sucesso do Encontro Nacional de Veículos Elétricos. No currículo, o evento já conta nove edições. O palco da estreia foi Proença-a-Nova, em 2013. Passou por Ourém e Lisboa, viajou até Coimbra, Porto, Leiria e Torres Vedras, voltou a Lisboa e, em 2021, carregou as baterias na Figueira da Foz.

Poupe com o portal Mais Mobilidade

Consumidores celebram a mobilidade elétrica

A 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque das Gaivotas, na Figueira da Foz, recebeu cerca de 15 mil visitantes.  Durante dois dias, o evento bateu recordes: visitantes, marcas e expositores. Mais de 600 veículos elétricos entraram no recinto, um recorde ibérico, quase o dobro do encontro em 2019. Além de poderem conduzir os veículos (100% elétricos e híbridos plug-in) de forma gratuita, os visitantes conheceram as diferentes soluções de carregamento.

Figueira da Foz, Parque das Gaivotas: recinto ao ar livre e amplo, onde todos os visitantes estavam protegidos. 
Figueira da Foz, Parque das Gaivotas: recinto ao ar livre e amplo, onde todos os visitantes estavam protegidos.

O encontro é organizado pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), que foi fundada na sequência da edição de 2015. Até então, os encontros eram organizados por utilizadores de veículos elétricos. A UVE nasceu deste conjunto de pioneiros e da necessidade de um organismo que fosse o interlocutor com as entidades, públicas e privadas. Henrique Sánchez, presidente da UVE, revela-nos que já há planos para a cidade do evento de 2022: “Assim que terminou o encontro e foi divulgado o vídeo oficial, fomos contactados por autarquias interessadas. Iremos para uma cidade a sul do Tejo”. A localização só será divulgada em dezembro.

Consumidores conduziram as novidades da Tesla, Opel, Peugeot, Renault, Honda, entre outras marcas. 
Consumidores conduziram as novidades da Tesla, Opel, Peugeot, Renault, Honda, entre outras marcas.

Henrique Sánchez destaca as vantagens desta parceria: “A DECO PROTESTE tem sido fundamental, ao participar no Encontro Nacional de Veículos Elétricos e ao convidar a UVE para participar em eventos. Temos associados com mais de 300 mil quilómetros feitos em veículos elétricos. E a DECO PROTESTE, com a sua enorme experiência, identifica os produtos e as soluções em temas tão urgentes como a eficiência energética ou as energias renováveis.” 

Comissão Europeia e carros a combustão em alta pressão

A União Europeia avançou em julho com um prazo de validade para os motores de combustão. A proposta em cima da mesa visa proibir, a partir de 2035, a venda de carros novos com motor a gasolina ou gasóleo, mesmo que sejam veículos com alguma componente de eletrificação. A União Europeia quer acelerar a adoção de veículos elétricos, no âmbito do reforço das metas climáticas, garantindo zero emissões em 2050. Muitos construtores já estão a sofrer. Os carros a gasolina e a gasóleo, mesmo com alguma componente de eletrificação, têm sentença de morte. As medidas previstas ainda terão de ser discutidas no Parlamento Europeu.

Este plano terá de ser acompanhado pelo reforço da rede de postos de carregamento para carros elétricos. A fim de colmatar as lacunas, a Comissão exige que os diferentes países garantam a instalação de postos públicos nas principais vias, separados, no máximo, por 60 quilómetros de distância entre estações, o que satisfaz uma das medidas que exigimos, depois do nosso tour europeu de carro elétrico. Agora, não vamos tirar o pé do acelerador.

Entrevistámos Henrique Sánchez, presidente da UVE

Para a UVE, a medida mais urgente é a informação: a divulgação da oferta e das vantagens na criação de cidades mais amigas do ambiente e das pessoas. “A melhor forma de desfazer mitos é divulgar informação correta e convidar os consumidores a experimentar, fazer um test-drive e descobrir por si a diferença”, acrescenta.

Henrique Sánchez, ao centro, garante: “Vamos a rumar a sul do Tejo em 2022”. 
Henrique Sánchez, ao centro, garante: “Vamos a rumar a sul do Tejo em 2022”. 

Este ano, quantos consumidores receberam no evento?

Na Figueira da Foz, num espaço muito amplo e aberto, foram calculados cerca de 15 mil visitantes. Muitas famílias participaram para apreciarem a oferta presente, para experimentarem 60 veículos elétricos disponíveis e para os mais pequenos terem o primeiro contacto com um veículo elétrico em diversão.

E quantos carros elétricos receberam de visitantes?

Entraram no Parque das Gaivotas 623 veículos elétricos matriculados, sendo a maioria automóveis ligeiros de passageiros, o que é um novo recorde ibérico para um encontro de utilizadores de veículos elétricos. O carro que percorreu a maior distância para participar no encontro foi um Tesla Model S conduzido por Rafael de Mestre, que veio de Bucareste, na Roménia. Tivemos também um Mercedes-Benz EQC, que veio de Badajoz, em Espanha. Em Torres Vedras, em 2019, registámos a entrada de um Tesla Model 3 vindo do Luxemburgo e de um Mitsubishi Outlander PHEV que participou vindo de Badajoz em dois anos seguidos, 2019 e 2020. Trata-se de um encontro para portugueses, mas recebemos muito bem os participantes estrangeiros. A máscara, a desinfeção com álcool-gel e o distanciamento físico eram obrigatórios.

Têm planos de novas ações a curto prazo?

A UVE colabora e é parceira no Campeonato Nacional de Novas Energias, cuja organização está a cabo do Classic Clube de Portugal e da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, tendo participado com 11 equipas no Oeiras Eco Rally 2021 no final de junho. Em outubro, iremos aos Açores participar numa conferência que antecede o Azores E-Rally, em São Miguel. Viajaremos a Ourzazate, Marrocos, para participar no RIVE Maroc (Encontro Internacional de Veículos Elétricos) e participaremos na COP 26, em Glasgow, com associações de todo o Mundo no âmbito do GEVA (Aliança Global de Utilizadores de Veículos Elétricos). Estaremos ainda presentes no Porto, no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico de 22 a 24 de outubro, na Alfândega do Porto.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.