Notícias

Nissan Qashqai: o pai dos crossovers como nunca visto

19 maio 2014 Arquivado
Nissan Qashqai

19 maio 2014 Arquivado

O Nissan Qashqai reinventa-se na segunda geração. É mais espaçoso, bastante confortável e muito seguro. Com motor a gasóleo, custa desde 26 100 euros.

Melhor em quase tudo

O Nissan Qashqai só está disponível com motor a gasóleo. Basta viajar alguns quilómetros para perceber que é melhor em quase tudo. A qualidade de construção é boa, mas alguns pormenores podem ser melhorados. A parte superior do painel é macia e agradável ao toque, mas o mesmo não se aplica à parte inferior. O capô é muito pesado e exige esforço para abrir. Para levantar a tampa do depósito, é preciso puxar um comando difícil de encontrar à esquerda por baixo do volante. Pode ser confundido com o comando do capô.
Interior mais apelativo com elementos de prata e pele.
Interior mais apelativo com elementos de prata e pele.
O ecrã exibe o dióxido de carbono que poupámos com o start-stop.
O ecrã exibe o dióxido de carbono que poupámos com o start-stop.

É fácil entrar e sair do Nissan Qashqai. O ajuste dos bancos não mora no sítio certo e o comando da inclinação do encosto é difícil de alcançar. A bordo não faltam boas zonas de arrumação. Dispomos de compartimentos na consola central e há solução para copos e garrafas. O ecrã a cores mostra a informação essencial sobre os consumos e a autonomia.

O habitáculo à frente é muito espaçoso. Oferece a altura suficiente para ocupantes até 2,05 m e a largura também é generosa. Atrás, recebe passageiros até 1,90 m, mas é impossível instalar uma cadeira de criança no banco central. O espaço é bom para dois adultos, mas fica apertado para três.

A posição de condução elevada permite-nos ter uma boa visão do trânsito. As luzes LED diurnas fazem parte do equipamento de série. A visibilidade global apenas satisfaz, mas a vista em diagonal para trás é fraca. O último pilar é volumoso e o pequeno rasgo de janela não ajuda. Os obstáculos à frente são fáceis de detetar, mas o mesmo não é possível atrás. O espelho interior é pequeno. Já os espelhos exteriores são amplos.

A pequena janela no pilar traseiro não melhora a visibilidade.
A pequena janela no pilar traseiro não melhora a visibilidade.