Notícias

Mazda CX-3: um bom SUV com versões separadas por 9 mil euros

24 fevereiro 2016 Arquivado
Mazda CX3

24 fevereiro 2016 Arquivado

No veredicto do laboratório, o Mazda CX-3 é um bom carro, mas perde para os rivais na segurança. Apenas conseguiu quatro estrelas no teste de colisão. As tecnologias de apoio só estão disponíveis em pacotes opcionais, a custo extra.

Início

O Mazda CX-3 é um bom SUV, espaçoso, confortável e seguro, mas tem muitos opcionais que aumentam consideravelmente o preço. Em Portugal, o modelo mais básico custa 22 970 euros. O mais caro chega aos 32 376 euros. Se precisa de ajuda para escolher, siga os resultados do nosso teste a 230 automóveis.

No mercado português só existe com motor a gasóleo. Mas cuidado a abastecer, pois o Mazda não tem proteção no depósito, no caso de distração do condutor. Pode alimentá-lo com gasolina e só dar conta quando o carro não andar.

Quanto a consumos, gasta 4,3 litros de gasóleo aos 100 quilómetros, um bom desempenho.

O Mazda CX-3 chegou ao mercado português no verão de 2015.
O Mazda CX-3 chegou ao mercado português no verão de 2015.

Pacotes e versões separadas por mais de 9 mil euros
Existem 3 versões do Mazda CX-3, com base Evolve ou Excellence. O preço varia entre 22 970 e 32 376 euros.

Os acessórios opcionais do carro têm peso no preço final. Por exemplo, um conjunto com tecnologias que incluam assistência para lidar com a fraca visibilidade soma na fatura 1310 euros. Estofos de pele e bancos aquecidos podem aumentar a venda por 810 euros.

Um carro para quatro
O Mazda CX-3 é um carro amplo à frente. O local de descanso do pé do condutor é um pouco estreito. O volante é ajustável em altura e proximidade, e os pedais estão bem colocados, exceto na altura. Pode ficar com o pé preso quando mudar do acelerador para o pedal do travão, por exemplo.

A fila atrás também é confortável para passageiros de pequena e média estatura. Consegue viajar longas distâncias se não for um passageiro alto. As entradas e saídas do Mazda CX–3 também são confortáveis.

Tem um bom isolamento. Em velocidades elevadas, medimos 67,6 decibéis. O Mazda CX-3 oferece o máximo de conforto apenas para quatro passageiros. Se um quinto quiser juntar-se ao grupo, só o aconselhamos se a viagem for curta, pois o banco central, atrás, é pequeno e estreito. Já a suspensão, apesar de satisfatória, perde pontos no conforto em estradas menos cuidadas. Na mala do Mazda CX-3, pode transportar até 265 litros. Se rebater os bancos, pode carregar 610 litros.

Na mala, medimos 265 litros de capacidade real.
Na mala, medimos 265 litros de capacidade real.