Notícias

Honda Civic Tourer: a rainha da bagageira

31 dezembro 2014 Arquivado
Honda Civic Tourer

Arquivado

A Honda Civic Tourer é muito espaçosa e resolve a grande falha do Civic ao melhorar a visibilidade para o condutor. O novo motor a gasóleo é mesmo amigo do orçamento familiar. Custa desde 25 900 euros.

Mais visibilidade

A carroçaria está totalmente coberta por baixo à frente, o que aumenta a aerodinâmica e baixa o consumo. Com uma grande variedade de plásticos, o interior revela uma qualidade de construção satisfatória.

A alavanca para abrir a tampa do depósito mora muito perto do comando do capô. Podem ser confundidas. Ainda assim, a Honda Civic Tourer tem um mecanismo para evitar distrações na hora de abastecer. Pena que para fechar bem as portas, tenhamos de atirá-las com algum estrondo.

Cockpit funcional e intuitivo, totalmente orientado para o condutor.
Cockpit funcional e intuitivo, totalmente orientado para o condutor.
Sem pneu suplente, esta carrinha traz de série um kit de reparação.

A Honda Civic Tourer rompe com o passado e resolve uma grande falha do Civic: a visibilidade global para o condutor é muito melhor. Os obstáculos são fáceis de detetar à frente e o final da traseira é fácil de estimar. Apesar de tudo, os últimos pilares não são perfeitos e o campo de visão no espelho interior é pequeno. Apreciámos os faróis LED diurnos.

A marca corrigiu as falhas de visibilidade ao eliminar o aileron a meio do vidro traseiro.
A marca corrigiu as falhas de visibilidade ao eliminar o aileron a meio do vidro traseiro.
A visibilidade atrás melhorou, mas ainda não é perfeita.
A visibilidade atrás melhorou, mas ainda não é perfeita.
À frente e sobretudo atrás, é fácil entrar e sair da Honda Civic Tourer, devido ao elevado ângulo de abertura das portas. Há punhos no teto para todos os ocupantes. O cockpit é ergonómico e funcional: os comandos estão orientados para o condutor e permitem operações intuitivas. Alguns botões pecam por ser tão pequenos. A unidade do ar condicionado reside numa posição inferior, o que pode distrair o condutor. O design é claro, mas os botões são pequenos.

O habitáculo à frente oferece a altura suficiente para ocupantes até 1,90 metros. Atrás, a carrinha consegue ser bem mais espaçosa do que o Civic regular. Tem espaço de cabeça para passageiros até 1,90 m e a largura é muito generosa para esta categoria de automóveis.