Alertas

Fiat Punto com segurança zero estrelas

O Fiat Punto recebeu zero estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP. Mau desempenho em colisão e falta de sistemas auxiliares de segurança ditaram o pior resultado de sempre.

20 dezembro 2017
Fiat Punto bocciata dai test Euro NCAP

Altroconsumo

O Euro NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos) é um organismo independente que testa a segurança dos carros à venda na Europa. Os métodos de avaliação são muito rigorosos e atualizados todos os anos, para acompanhar a evolução da tecnologia automóvel.

Perante um mercado mais competitivo e em rápida mudança, cada vez mais os fabricantes optam por prolongar a vida útil dos seus modelos com mudanças estéticas ligeiras para impulsionar as vendas. Para permitir que os consumidores façam uma comparação justa com os novos modelos, a Euro NCAP atualizou as classificações em vários carros que estavam nessa situação.  Foi o caso do Punto, à venda desde 2005. Este modelo superou negativamente as expectativas e é o primeiro carro testado na história recente da Euro NCAP a ser premiado com zero estrelas.

Além do Punto, foram avaliados o Toyota Yaris, que manteve a sua classificação de cinco estrelas, o Toyota Aygo, o Alfa Romeo Giulietta, o Ford C-MAX e o Grand C-MAX, o Opel Karl e o DS 3. Todos caíram para três estrelas nos testes de segurança deste ano. Para escolher um modelo seguro, consulte o nosso teste a mais 267 automóveis

O Euro NCAP avalia a segurança de adultos, crianças, peões, mas também os sistemas auxiliares de segurança. Onde falhou o Punto?

Segurança dos adultos 

  • No teste de colisão frontal, o habitáculo na zona do passageiro à frente manteve-se estável. Os joelhos e os fémures foram bem protegidos, assim como os do motorista. A proteção do tórax do passageiro à frente foi classificada como "mínima" e a do condutor "boa" ou "adequada" para todas as áreas críticas do corpo.
  • No teste de colisão traseira, a proteção conferida ao tórax dos passageiros traseiros foi considerada "fraca" e a do pescoço "marginal". A do condutor foi avaliada como "boa" em todas as áreas críticas do corpo. O teste aos bancos da frente e aos apoios de cabeça provaram pouca proteção no caso de uma colisão na traseira do automóvel.
  • No teste de colisão lateral, a proteção do tórax em todos os ocupantes foi classificada como "marginal".
  • O teste do poste não se realizou, porque o Punto não tem um airbag de proteção de cabeça de série. 
Na avaliação parcial da segurança de adultos, o Punto obteve duas estrelas.

Segurança das crianças

  • O Punto não tem assentos compatíveis com i-Size.
  • Os testes de colisão frontal revelaram uma proteção "fraca" ao nível do pescoço do manequim de 10 anos, e "marginal" do tórax do manequim de 6 anos.
  • No teste de colisão lateral, verificou-se uma proteção "fraca" do tórax e da cabeça no manequim de 10 anos. A proteção do manequim de 6 anos nesse teste foi "boa" para todas as áreas críticas do corpo.
  • O airbag do passageiro da frente pode ser desligado para permitir a instalação de uma cadeirinha. Porém, a forma de indicar ao condutor se o sistema está ativo ou não foi considerada "pouco clara", por isso a funcionalidade não foi avaliada. 

Aqui, conseguiu três estrelas.

Segurança dos peões

  • Em caso de atropelamento, o capô conferiu uma proteção "muito fraca" ao peão. O para-choques proporcionou uma "boa" proteção às pernas. A proteção da pélvis também foi "boa" ou "adequada".
Na avaliação parcial da segurança de peões, o Punto recebeu uma classificação de quatro estrelas.

Sistemas auxiliares de segurança

O Punto só traz de série o aviso de colocação do cinto para o condutor. Como o do passageiro só vem em algumas versões e não conta de todo com um aviso para os bancos traseiros, o modelo não pontuou neste aspeto.

A pontuação final é limitada pela pior nota dos quatro critérios, logo o Punto fica com zero estrelas. Mas mesmo que fosse excluído esse critério, não ultrapassaria as duas estrelas, devido ao resultado na segurança de adultos. Uma avaliação muito baixa.

Veja o vídeo com os testes da Euro NCAP.

O nosso veredicto

O Punto é um modelo desatualizado, com um projeto de origem que não engloba as características e as evoluções a nível de segurança que todos os modelos mais recentes já dispõem. Além disso, a atualização do nível de exigência dos programas de teste da Euro NCAP também influenciou o resultado.

O novo modelo está previsto para o segundo semestre de 2018. 

 

Imprimir Enviar por e-mail