Notícias

Detailers: o automóvel também pode ir ao spa

Início

A oficina repara, o bate-chapa resolve as mossas e há quem restaure carros antigos. E, depois, há os detailers, ou detalhistas, que melhoram o interior e o exterior da máquina. Já experimentámos o spa dos automóveis e mostramos tudo.

08 novembro 2017
detailers

Tom Details/Pedro Pinto

Muitos consumidores gostam de mimar o carro e pô-lo a brilhar. Outros pretendem prepará-lo para vender em segunda mão ou colocá-lo em condições depois de o terem descoberto nos usados. Entra em ação o detailer ou detalhista, o especialista que pode ajudar. Prepare no mínimo 300 euros para o serviço de base. A película custa desde 700 euros.

 

Em Portugal, é um termo pouco utilizado, mas já existem vários. Nos Estados Unidos, é uma profissão reconhecida há décadas e que já deu origem a vários programas televisivos. Na terra do Tio Sam, a indústria do auto detailing ou detalhe automóvel significa receitas de 9 mil milhões de dólares. Se procura um carro novo, siga o nosso teste a mais de 260 automóveis. Aproveite a boleia da parceria com a Netcar Exchange, para negociar a compra do carro novo, sem sair de casa.

Falámos com Pedro Pinto, dono da Tom Details, uma empresa que desenvolve esta atividade há vários anos em Portugal, para nos explicar os serviços prestados.

O que é o detailing

Renovar um carro distingue-se da mera ida à oficina, da restauração completa ou do bate-chapa. Trata-se dos cuidados minuciosos, ao detalhe, na limpeza, no polimento, no tratamento e na restauração de pormenores. O objetivo é pôr o carro impecável, tal como se deseja com um tratamento de spa num ser humano. O trabalho pode ser feito no exterior e no interior do automóvel.

Please fill the source and the alt text 
O polimento demora, em média, quatro dias. A aplicação de película protege a pintura de pedras.
Please fill the source and the alt text 
Descubra as diferenças: antes e depois de o detailer polir e tratar o capô.
Entre os materiais usados, há soluções para tratar e limpar tudo (plástico, vidro, pele, borracha, pintura, cromado). Da lista de trabalhos do detailer, o exterior é a área privilegiada. É também a mais exigente e que fornece mais resultados no aspeto estético do automóvel.