Notícias

Descodificar e tratar os ruídos parasitas do automóvel

17 agosto 2016 Arquivado
Conheça os principais ruídos parasitas que podem afetar o seu automóvel, o seu significado, a melhor forma de lidar com eles e que cuidados de manutenção deve ter.

17 agosto 2016 Arquivado

Os carros são expostos diariamente a agentes externos que os desgastam, provocando desajustes e desencaixes nas peças que causam ruídos parasitas. Saiba o que significam, como lidar com eles e por que não os deve ignorar.

Início

O uso, o clima e as características do pavimento são os principais causadores de desgaste nos automóveis. Com o tempo, é normal que se verifique a dilatação e contração das peças, que leva a desajustes e desencaixes, provocando vários tipos de ruído estranho.

Chamados ruídos parasitas, estes barulhos são incomodativos pela persistência com que soam e estranheza que provocam numa época em que os carros estão cada vez mais silenciosos.

Os barulhos da suspensão estão entre os mais irritantes e comuns. São causados pelo peso que o motor coloca na estrutura, por trajetos frequentes em estradas em mau estado, muitas vezes repletas de subidas, descidas, buracos e lombas que forçam o sistema.

Embora à primeira vista estes problemas possam parecer pouco importantes, encontrar solução é uma questão de segurança, já que uma peça solta pode originar um acidente. É também uma questão de saúde, porque estes ruídos podem afetar a concentração, causar irritação e stresse, o que compromete a condução.

Detetar ruídos parasitas requer atenção e paciência e é preciso técnica para eliminá-los. É bom ter um mecânico de confiança a quem recorrer nestas ocasiões, porque nem sempre há necessidade de trocar a peça. Frequentemente a questão resolve-se com o seu ajuste, aperto ou lubrificação.

Mesmo que não se sinta incomodado pelos ruídos parasitas, deve tratá-los logo que possível para evitar problemas e gastos maiores na oficina e prolongar o tempo de vida do carro

Um veículo barulhento não deve ser ignorado, porque é como um organismo doente: a cada som corresponde um sintoma. Saiba como soam e o que significam os ruídos parasitas mais comuns nos separadores laterais. Conheça também os procedimentos a adotar para manter a boa saúde do seu carro e a pintura sempre a brilhar.