DECO pressiona por resolução da fraude Volkswagen

A DECO avançou com um processo judicial contra o fabricante alemão, a SIVA, a SEAT e a Volkswagen espanhola tentando, por esta via, que os consumidores afetados sejam compensados. Assim que for possível, divulgaremos mais informações relacionadas com este processo.
Um ano depois de se tornar pública a manipulação fraudulenta de emissões, a SIVA – importador português das marcas Volkswagen, Audi e Skoda – reconhece que cerca de 50 mil carros continuam à espera da intervenção técnica que, alegadamente, servirá para corrigir o problema. No entanto, a SIVA reconhece que não faz ideia de quanto tempo mais vai precisar para corrigir o problema em Portugal.
Realizámos um teste que comprova a ineficácia da intervenção em curso – as emissões acima dos valores permitidos não foram corrigidas.
Interpelámos ainda o Ministério da Economia sobre a eficácia do grupo de trabalho (cuja integração nos foi negada) e o estádio da realização das tarefas anunciadas no relatório preliminar.
Acompanhámos os contactos realizados pela Federação Europeia das Associações de Consumidores (BEUC) que tentou sensibilizar a Volkswagen para a necessidade de promover a igualdade de tratamento entre todos os consumidores europeus e norte-americanos. Nos Estados Unidos da América, o construtor alemão prepara-se para pagar cerca de 14 mil milhões de dólares em compensações. Desses, 10 mil milhões serão para a indemnização direta dos proprietários afetados, enquanto, na Europa, a Volkswagen continua a negar o pagamento de qualquer verba.